Aguardo ansiosamente para ver a reportagem na SIC.
Sou da opinião que ninguem está neste fórum para mentir ou detorpar a realidade, limitamo-nos a partilhar acontecimentos e experiências e a ganhar conhecimento uns com os outros (pelo menos é esse o intuito da minha participação).
Como é lógico se uma pessoa tem água a entrar em casa, não vai buscar a canon pa fotografar o evento em tempo real.
A única coisa que podes estar errado tornado é no valor da precipitação. Os 60mm em huelva referiam-se ao evento desde ontem qdo começou até hj por volta da hora do almoço. Em gibraleon (a 10km de huelva), atingiu os 70mm.
Mas para os outros participantes, caso nao tenham estado muito atentos, ontem ao fim da tarde a zona costeira entre Monte Gordo - Isla Cristina foi bombardeada com células bastante activas como era visivel no radar, que foram essas que mais tarde estacionaram em Huelva e provocaram tais valores. Em Huelva a situação de manhã já era bastante calma, enquanto em VRSA era visivel uma célula estacionária. Um evento extremo é perfeitamente possível. Não digo que esse evento isolado desse 100mm, mas juntamente à precipitação de ontem á noite, pode perfeitamente ter chegado ou ultrapassado este valor.
Quanto à variação local - ausência do fenómeno em Monte Gordo (4km), também é possível. Como já referi, esta manha uma pequena célula local, que parecia abranger toda a zona do Cabo de St Maria (região Olhão e Faro e ilhas respectivas), largou 10mm de chuva torrencial (e algum granizo mto breve, quase desprezível) em 10m, e a 10km ao lado, no aeroporto de Faro, praticamente nem choveu. (IM 0,0mm naquela hora).
Alguma calma, mas crédito, é o que o testemunho do tornado merece. É a minha opinião