Seguimento Marítimo 2010 (Praias, Temperatura água, ondulação, vento, etc)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Açores, águas a 23/24 e em Setembro ainda vão estar melhor!

No grupo Ocidental até andou já pelos 25ºC.

Temperatura da água do mar, hoje:

s88g1800c.gif
 
E como quase sempre que no Norte do pais há nuvens ou chuva,no Litoral Centro,mais propriamente em Santa Cruz o dia de praia é magnifico..E assim foi hoje. Mais um dia de calor,céu limpo e sem ponta de vento.
A juntar a isso a temperatura da água do mar,que não era de certeza inferior a 19/20ºC. Tomava-se banho tranquilamente,e mais de 5 min dentro de água..
Se estas condicionantes se juntassem muitos dias em vários Verões seguidos,muito do Algarve transferia-se para cá... Até para quem gosta de ter um belo bronze,no litoral Ocidental é bem melhor!Tem muito mais iodo. A nortada é que não costuma falhar tanto como este ano aconteceu.:D
 
Pessoal, onde é que posso encontrar um site com previsões para o estado do mar para os lados de armação de pera durante o próximo fds?

Abração e obrigado!
 
A semana passada no jornal Público, vinha um alerta para eventuais inundações no Seixal, devido às marés vivas previstas para o dia 8 de Setembro.

A Baía do Seixal, na margem Sul do Tejo, poderá sofrer inundações entre as 16h da próxima quarta-feira e as 17h30 da sexta-feira seguinte, devido às marés altas previstas para esses dias. Segundo as previsões do Instituto Hidrográfico (IH), por volta das 16h50 de quinta-feira a maré deverá atingir a altura máxima de 4,20 metros naquele local. A Câmara do Seixal está em alerta e até lá vai distribuir folhetos pela cidade para informar a população sobre as precauções a ter.
Noticia completa.

Durante a tarde de hoje, dirigi-me até à Praça do Comércio, em Lisboa, para ver até onde iria a praia mar.
De facto a maré subiu bastante, mas o facto de não haver vento, e o Tejo mais parecer uma piscina, ajudou para que a água não ultrapassasse barreiras.

Duas fotografias do Cais das Colunas, esta tarde:

dsc00001dj.jpg


dsc00010fv.jpg



Com a maré mais cheia do que o costume, houve quem aproveitasse para fazer umas valentes descargas no rio.
Devido à maré alta, o cheio a esgoto não se fazia sentir, mas a cor do rio era completamente cinzenta, como se pode ser na primeira fotografia.

Além da cor, outro elemento que identificava a ocorrência das descargas, eram as tainhas, que estavam aos montes, a lutar por uma posição junto ao afluente.

dsc00008n.jpg


Confesso que nunca as tinha visto em tão grande quantidade.
 
Com a maré mais cheia do que o costume, houve quem aproveitasse para fazer umas valentes descargas no rio.
Devido à maré alta, o cheio a esgoto não se fazia sentir, mas a cor do rio era completamente cinzenta, como se pode ser na primeira fotografia.

Onde estão as ETAR'S ??

Infelizmente neste país ninguém se preocupa com o Ambiente... :disgust:
 
Hoje: Câmara de Tavira fecha ao trânsito algumas ruas da Baixa devido à previsão da subida das marés

As ruas 5 de Outubro, Jacques Pessoa, Poeta Emiliano da Costa, Dr. Parreira e José Pires Padinha e ainda o Largo da Caracolinha vão estar cortadas ao trânsito entre as 15h00 e as 16h30 de hoje, devido à previsão de subida das águas, anunciou a Câmara de Tavira na sua página do Facebook.

A autarquia pretende assim evitar maiores transtornos e eventuais prejuízos nesta época das marés vivas de Setembro.

Fonte: Barlavento Online
 
Boas,

O mesmo se passa com o Guadiana... Fica tanto como o Tejo... a sorte é que o levante entrou e o rio fica espelhado e uma piscina autentica!!

A ver se tiro fotos!!

Mais uns palmos ai está ele neste lado ;)
 
Inundações provocadas pela maré viva não causaram prejuízos em Tavira

Algumas ruas da Baixa de Tavira, junto ao Rio Gilão, ficaram esta tarde parcialmente inundadas, devido à subida das águas provocada pela maré viva.

No entanto, ao que o barlavento.online apurou no local, não se registaram prejuízos, até porque a Câmara de Tavira já tinha, atempadamente, tomado a decisão de encerrar ao trânsito algumas ruas que por hábito são afetadas.

Assim, estiveram fechadas as ruas 5 de Outubro, Jacques Pessoa, Poeta Emiliano da Costa, Dr. Parreira e José Pires Padinha e ainda o Largo da Caracolinha, entre as 15h00 e as 16h30 de hoje, devido à previsão de subida das águas.

Ver fotos: http://www.barlavento.pt/popup/multimedia.php?nid=44498

Fonte: Barlavento Online
 
Bem ontem foi possivelmente o meu último dia de praia, com um dia espectacular, com vento fraco, quase inexistente e muito sol. A temperatura da água do mar devia rondar 19º ou 20º graus e as máres vivas em acção com forte ondulação onde a praia quase não existia. Já agora praia Cova-Gala na Figueira da Foz.
 
Onde estão as ETAR'S ??

Infelizmente neste país ninguém se preocupa com o Ambiente... :disgust:

Em Alcântara está a ser construída uma ETAR (aliás, ampliada) que visa tratar os esgotos de 756 mil pessoas. Pensa-se que com isso se possa libertar o Tejo dos esgotos.
Mas os trabalhos estão demorados. Não se sabe ao certo quando é que o Tejo se vai ver livre dos esgotos.

A verdade é que do Parque das Nações a Algés, o Tejo tem constantemente uma cor barrenta (por vezes cinzenta), junto à margem. E quando a maré baixa, fica aquele cheiro que todos quantos lá passámos já sentimos.

-----------------------------

Quanto às marés vivas, o senhor Teófilo Martins colocou uma noticia no facebook do meteoPT sobre o assunto.

Passo a citar:

Maré viva causa cheias no Verão

Apesar do sol radioso e da temperatura em torno dos 30 graus, as zonas baixas de algumas localidades algarvias viveram, ontem à tarde, um cenário habitual de Inverno: as ruas foram invadidas pela água. Na origem do fenómeno esteve uma das maiores marés vivas do ano, que atingiu cerca de 3,90 metros de altura. As autoridades garantem que não se registaram danos materiais.

O largo principal de Ferragudo foi um dos locais inundados. Surpreendidos pelo sucedido, alguns turistas aproveitaram para tirar fotografias, enquanto várias crianças não resistiram a brincar na água.

Do outro lado do rio Arade, em Portimão, também houve acumulação de água numa rua da Baixa, o que obrigou a atenção redobrada por parte dos automobilistas.

Em Tavira, a autarquia tomou medidas preventivas para evitar quaisquer problemas. A população e os comerciantes da Baixa foram avisados com antecedência da maré viva e o trânsito de várias ruas junto ao rio Gilão foi cortado durante a preia-mar. Miguel Silva, comandante dos bombeiros e responsável pela Protecção Civil Municipal, referiu ao CM que a água não chegou a entrar em casas nem causou prejuízos.

Por parte da Protecção Civil Distrital, foi dada a garantia ao CM de que os bombeiros não foram chamados para qualquer ocorrência em toda a região.

A autoridade Marítima também não registou problemas. O comandante Marques Ferreira explicou que a situação poderia ter sido diferente se na altura da maré viva houvesse, por exemplo, ondulação forte, o que não aconteceu.

20100909213607ca967162b.jpg



Público
 
Por Lagos, apesar das marés de ontem e anteontem terem sido ligeiramente superiores, hoje já havia ondulação que não tem havido nos últimos dias e na prática a água hoje subiu muito mais devido a isso. Pelas 16/17h praticamente deixou de haver areia seca na praia D.Ana . Tive um belo dia de praia, adoro o Algarve com ondas.
 
Em Alcântara está a ser construída uma ETAR (aliás, ampliada) que visa tratar os esgotos de 756 mil pessoas. Pensa-se que com isso se possa libertar o Tejo dos esgotos.
Mas os trabalhos estão demorados. Não se sabe ao certo quando é que o Tejo se vai ver livre dos esgotos.

mas que boa noticia AnDré :thumbsup: