Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Mais umas imagens que tirei na Boca do Inferno.. Estão um pouco editadas porque a lente ficou toda vaporizada :D..também num dia como este levei a máquina mais antiga.

pNQDY9B.jpg


h82JmhC.jpg


o2sczvH.jpg
 
... Ondas individuais...

Uma coisa é certa: Isso dos "sets pirata" é uma realidade, um facto. Eles acontecem! Agora se o periodo estiver elevado e as ondas grandes então esse set pirata atinge uma dimensão inesperadamente grande. Não me vou esquecer que num dia de Agosto na Ericeira, com ondinha de meio metro mas período não baixo (não me lembro de quanto) fui "wiped out" i.e. varrida, sem saber onde era para cima ou para baixo, sem ar nos pulmões quando emergi levei com a onda a seguir em cima. Depois passou - era um set pirata de Verão composto por duas ondas. Agora no Inverno, tempestade (Hercules), período altissimo, ondas grandes ... Quando ele aparecer (vai aparecer!) Uiiii.
Estou a gostar imenso deste tema das ondas e, devo dizer, que tenho aprendido imenso aqui no Forum com o que tenho lido e com as remissões que são feitas para sites sobre esta matéria. :)
 
Dada a relativa proximidade entre as zonas, é uma possibilidade. Mas eu sinceramente duvido. Continuo a achar que o período elevado, factor comum em toda a costa, foi o que potenciou estas ondas com muita força em todo o país. Ondas individuais. E parece que os especialistas do Instituto Hidrográfico e faculdades já confirmaram as minhas suspeitas.

Uma coisa que eu gostava de ver era meter os solitões ao barulho nesta história da ondulação. Encalhei na ideia de ser um grupo específico de ondas que irrompeu pelas praias adentro.
 
Uma coisa que eu gostava de ver era meter os solitões ao barulho nesta história da ondulação. Encalhei na ideia de ser um grupo específico de ondas que irrompeu pelas praias adentro.

Creio que não têm papel nenhum nesta ondulação. Esses solitões pelo que me apercebi são ondas internas, não têm expressão à superfície. As ondas internas são causadas pelas diferenças de densidade entre as camadas de àgua, seja pela diferença de temperatura (junto ao fundo são normalmente mais frias, logo mais densas) ou salinidade. Naturalmente a gravidade tende a repor tudo na horizontal, com as camadas mais densas por baixo. Mas, repito, isto só ocorre "internamente". O que não invalida que possam ter alguma influência na ondulação "normal", até pode haver já estudos sobre isso, mas desconheço.
 
Mais uns registos, deste feita na praia de S.juliao (Sintra/Mafra fica ali mesmo no limite dos concelhos)

Autor: Luis Rodrigues


Brutal, o mar avançou,avançou. :eek:
Para quem conheça a praia perceberá que é algo meio surreal.
Enfim, isto foi ca uma razia. :hehe:

É impressionante! :shocking:
Realmente houve uma quantidade considerável de praias ao longo da costa que ficaram debaixo de água.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87