Ondas até aos 9 metros levam Marinha a pedir cuidado redobrado
09 fev, 2017 - 10:17
A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo por causa da neve e o litoral por causa da agitação marítima.
Foto: José Coelho/ Lusa
Vai haver um agravamento do estado do mar, a partir do final da tarde desta quinta-feira. A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para ondas que podem chegar aos nove metros e pedem precaução.
“É esperado um aumento da agitação marítima na faixa litoral Oeste do Continente, com uma altura de onda que pode chegar até aos 6 metros, junto à costa, e até 8 metros ao largo da costa na região a norte do Cabo da Roca. É expectável que as condições do mar comecem a melhorar a partir da manhã de sábado”, pode ler-se na nota enviada às redacções.
É recomendada a adopção de medidas de precaução e a manutenção de elevado estado de vigilância à comunidade marítima.
Já à população em geral pede-se que mantenha “uma atitude vigilante, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, e a ter sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, assim como toda a costa continental, mas por causa da agitação marítima, segundo as previsões meteorológicas.
O estado do mar faz com que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tenha igualmente declarado aviso amarelo para as ilhas açorianas do grupo ocidental (Flores e Corvo) até às 8h00 de hoje e para a costa norte da ilha da Madeira até ao final do dia de sábado.
Por causa da agitação marítima seis barras estão encerradas a toda a navegação em Portugal continental e outras quatro estão condicionadas, segundo a Marinha.
Estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto.
As barras de Viana do Castelo, Vila do Conde, Douro e Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 12 metros (Viana do Castelo e Vila do Conde) e a 15 metros (Douro e Aveiro).
http://rr.sapo.pt/noticia/75628/ond...inha_a_pedir_cuidado_redobrado?utm_source=rss