Seguimento Marítimo 2017 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Este verão o concelho de Cascais deixou de ter 7 praias de bandeira azul..isto tem a ver com a não candidatura, a dita promessa do Carlos Carreiras.. e cumpriu mesmo. Ora bem a birra, ou seja, a não candidatura das praias com bandeira azul, que no ano passado cheguei a partilhar.
Fica o video da altura.

Agora anda a circular que Cascais perdeu 7 praias de bandeira azul, de facto perdeu, pois não se candidatou.
Enfim, birras politicas...
1 de Maio começa então a epoca balnear em Cascais, o primeiro concelho do país iniciar a época 2017.

O dia de ontem foi bem trágico, 4 mortos num só dia é demasiado mau.
A culpa não será do mar certamente...enfim resta lamentar.

O mapa de temperatura da agua do mar está mesmo interessante.
Embora passe junto a praia practicamente todos dias, ainda nem fui a praia este ano. :p

Hoje 13:00

uploading picturescertificity.com

Estou achar isto muito bom, quando a esmola é grande...
Junho vem uma nortada brutal e lá se formam placas de gelo na água(agoiro on):rolleyes:

Última edição:
O dia de ontem foi bem trágico, 4 mortos num só dia é demasiado mau.
A culpa não será do mar certamente...enfim resta lamentar.

O começo oficial da época balnear devia começar a ser mais cedo, é frequente em Maio já termos praias cheias e ainda não há vigilância o que aumenta o resto deste tipo de situações. :(

O começo oficial da época balnear devia começar a ser mais cedo, é frequente em Maio já termos praias cheias e ainda não há vigilância o que aumenta o resto deste tipo de situações. :(

Sim concordo, até à data, as praias do concelho de Cascais são as únicas com vigilância.Pode ser que nos próximos anos sigam o exemplo, embora acredito que isso também esteja relacionado com verbas, segundo consta um nadador salvador não ganha nada mal.

Ontem no Abano,Cascais. ( A 1º praia da freguesia de Alcabideche - Sul para Norte)
Nortada moderada apenas, o que equivale a vento nulo por aquelas bandas. :lol:

image upload no limitcertificity.com

Última edição:
Sim concordo, até à data, as praias do concelho de Cascais são as únicas com vigilância.Pode ser que nos próximos anos sigam o exemplo, embora acredito que isso também esteja relacionado com verbas, segundo consta um nadador salvador não ganha nada mal.

Maior responsabilidade individual de cada um e uma sociedade mais educada na prevenção ajudariam muito em minorar estas ocorrências.

• Gosto
Reactions: criz0r e jonas_87

Ora ai está algo que não podia concordar mais, tendo em conta que o mês de Maio é sempre convidativo a umas idas à praia, penso que já era tempo de se abrir a época balnear precisamente no dia 1.

De realçar, que as pessoas também têm de ter noção do perigo, este fim de semana estive em visita precisamente na Póvoa de Varzim e em Caminha e o mar estava visivelmente muito agressivo. Por vezes penso que as pessoas se arriscam em demasia e já para não falar dos estrangeiros que desconhecendo as Praias Portuguesas se aventuram em passear à beira mar ainda por cima à noite.

Nas praias de Lisboa, a temperatura da água do mar tem estado uma maravilha. Algo excepcional para Maio.
Hoje deverá ser o dia mais quente:

QCTxXbG.jpg

Em toda a costa Ocidental, percebe-se claramente a ausência da nortada:

VnbxJnY.png

Temo que em Julho, infelizmente, não deva estar assim.

Bom dia

Alguém mede a temperatura do mar quando estás na praia? O que pensas que é a melhor técnica para receber uma boa leitura? Qual a profundidade da água?

Eu medindo a temperatura da água toda vez que eu vou para a praia. Eu tenho dois termômetros digitais e eles sempre concordam.

As leituras nunca são as mesmas que as leituras oficiais. Minhas leituras são sempre temperaturas mais elevadas do que oficiais

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Alguém mede a temperatura do mar quando estás na praia? O que pensas que é a melhor técnica para receber uma boa leitura? Qual a profundidade da água?
Por vezes meço a temperatura da água do mar com um termómetro digital, deste tipo:
tfa-dt-301024-minimaxalarm-digitalny-teplomer.jpg

Para ter uma melhor noção da variabilidade da temperatura ao longo do dia, é interessante medir pelo menos 2 vezes (a meio da manhã e a meio da tarde). Eu já reparei que as diferenças podem ser na ordem de menos de 1ºC até 3ºC (nos casos em que medi...) entre os 2 períodos. E podem variar muito entre um dia e o outro. Tudo depende das marés, da insolação e dos ventos dominantes.
Quanto à profundidade, a superfície (até 30 cm) é em geral mais quente no verão do que a 1 metro de profundidade (aprox.). E a diferença pode andar até 2\3ºC.

Nada como experimentar. Pode haver zonas da costa com menor variabilidade, ou mesmo maior. Eu tenho razoável experiência na zona de Monte Gordo-Manta Rota.

Olá Aristocrata

Obrigado por tuas palavras úteis. Eu gosto do dispositivo que usas para medir a temperatura do mar. De onde posso comprar um como isso?

Agora, eu uso este termômetro digital de Screwfix.eu. Comprei dois, e os uso no mar ao mesmo tempo; eles sempre concordam.

ae235

http://www.screwfix.eu/tpi-digital-pocket-thermometer.html
http://tpieurope.com/pocket-digital-thermometers/312c-pocket-digital-thermometer/

Eu concordo com o que escreves.

Quinta-feira, fui à praia. Às 12h, eu medei a temperatura do mar: era 19.7c. Então andei mais fundo no mar, até que o mar subisse na minha cintura. Eu posso sentir a mistura de água fria e quente embaixo. Aqui, a temperatura era 18.8c.

O vento era forte e frio. Então, às 15h, a maré estava retornando, então a maré inundava a praia. Fiquei impressionado com o aumento da temperatura: ambos os termômetros digitais mediram um incrível 21.7c! Eu digo a mim mesmo, isso deve ser devido ao efeito do mar na areia quente. Eu medei a camada superior de água, a cerca de quatro metros da costa. Aqui, o mar é profundo até a minha cintura.

Quando eu ando até o mar mais profundo, é um pouco mais frio, mas ainda um 20.5c respeitável. Considero que a temperature da agua acima de 20c seja boa temperatura para se banhar.

Ficarás surpreso quando eu disser a localização desta praia: no momento estou de férias no sul da Inglaterra, em Bournemouth, uma bela cidade de praia virada a sudeste com praias arenosas suaves.

Muitos banhistas na água à tarde, ninguém vestindo um roupa de mergulho, mas a manhã o mar estava vazio de banhistas.

A temperatura do mar 21.7c é incrível no início de junho; normalmente, espero ver esse tipo de temperatura no final de agosto. O British Meteorological Society afirma que a temperatura do mar é 13c. Isso deve ser a temperatura do mar profundo. Não consigo entender a anomalia entre minhas leituras e suas leituras. Mas eu medei todas as horas e usei dois dispositivos para eliminar erros. Até fiz um video, como prova! É verdade que a praia é muito abrigada e um fundo arenoso raso.

Quando o vento cessou, foi um banho feliz! Estou ansioso por voltar a Portugal para fazer mais gravações de temperatura do mar nas áreas de Lisboa, Setúbal e Alentejo.

Aqui podes ver o vídeo:

Última edição:
A temperatura da água depende de muitos fatores, tais como a distância à linha de costa, profundidade, hora do dia, correntes marítimas, agitação marítima, ventos, altura da maré, etc. É normal que muitas vezes as previsões não estejam de acordo com o real.

O problema é que a maioria das previsões de temperatura do mar estão ligados a dados automáticos ou dados históricos, muitas vezes não tendo em conta todos os fatores presentes.

Olá Aristocrata
Obrigado por tuas palavras úteis. Eu gosto do dispositivo que usas para medir a temperatura do mar. De onde posso comprar um como isso?
Olá Nordico.

Há várias opções, umas melhores, outras piores.
Eu mandei vir deste tipo do ebay.uk:
http://www.ebay.co.uk/sch/sis.html?_nkw=Digital+Indoor+Outdoor+In/Out+Thermometer+Hygrometer+LCD+Screen+Display&_id=200784395878&&_trksid=p2057872.m2749.l2658

Convêm um pequeno, prático. Alguns destes são grandes para andar com eles na praia...:)
Mas um que seja possível de introduzir na água é o ideal. Como estes tem o fio com o sensor pode-se colocar esse sensor até 1 a 2 metros de profundidade e ver as variações de temperatura.

• Gosto
Reactions: Nordico