Felizmente para as minhas preferências esta massa de ar quente terá uma deslocação relativamente rápida, e irá ser empurrada para Oeste com relativa rapidez.
24h:
48h:
72h:
Em relação ás temperaturas as expectativas e a fasquia foram colocadas muito altas, mas por o que se pode ver nos modelos o período com os geopotencias mais elevados será mesmo hoje e amanha, sendo que ao final do dia de amanha já começa a massa de ar a afastar-se e a deslocar-se para Oeste mesmo com uma circulação de Leste poderá haver uma ligeira de 1º a 2º graus de temperaturas que eram perspectivadas á dois, três dias atrás duvido que se atinja os 43º graus por exemplo.
Os modelos têm vindo a retirar calor á medida que nos aproximamos do evento principalmente a Litoral e a Norte mas mantém maximas superiores a 40º no Vale do Tejo e parte sul do Ribatejo limites com o Alentejo(Coruche, Pegões, Alvalade do Sado), vamos ver se na prática o tempo vai aquecer tanto, parece-me que a Norte o calor não será tão extremo como se perspectivou e a Litoral também não e curioso no Alentejo Interior também não, sobra o Vale do Tejo, Ribatejo, região de Tomar, Santarém:
Vejamos a previsão para o periodo mais quente que compreende o dia de hoje:
Analisando os modelos o calor extremo excepcional só mesmo a sul do Mondego, as maximas previstas a norte não são de todo épicas, alias o calor pelas previsões não sobe muito a Norte do Douro, com a excepção do distrito de Braga e do Vale do Douro, nada muito extremo, Ourense o forno Galego que atinge maximas de 40º com facilidade não chegará aos 35º graus isto é um sinal que o calor não subirá a norte, logo não prevejo grandes valores para o Norte.
A sul do Mondego o Vale do Tejo e Sado salvarão as honras do convento e ai é que se pode prever-se maximas historicas ou que roçam valores assinaláveis:
Amanha a situação será de todo idêntica:
Vamos ver, mas para o meu gosto pessoal, o facto deste evento ser relativamente curto 2,3 dias é uma excelente noticia.
Vou acompanhar as máximas oficiais com muita atenção entre hoje e amanha, mas também os relatos das estações amadoras.