algarvio1980
Furacão
Uma coisa é certa: O GFS e o ECM não se entendem quanto a previsões após as 168 horas: enquanto o ECM continua a meter lenha na caldeira e o GFS prevê uma alteração paulatina para o tempo fresco e chuvoso, com clara influência das depressões. Até lá, há que aguentar o calor e esperar por melhores dias...
A minha opinião é a mesma que já mencionei anteriormente: a mudança será brusca e que é incerta para os modelos de previsão.
Quantas vezes, o GFS tem colocado precipitação e depois corta e vai atrás do ECM. O ECM, tem estado excelente, nem ligo ao 2º painel do GFS, quando entra no 1º painel começa sempre a ser adiado. A 1ª quinzena de Outubro será extremamente quente, eu vejo temperaturas acima de 30ºC na próxima semana, não estamos no início de Setembro ou em Agosto, estamos em Outubro em que nalguns anos, por esta altura, chovia potes e canoas por aqui, neste momento, não vejo qualquer precipitação significativa.
O ano hidrológico que acaba amanhã, no Algarve, ficou reduzido ao 1 de Novembro e à 2ª semana de Maio, de resto, foram meses que pouco ou nada choveu.
Os fenómenos extremos são cada vez mais frequentes, quer chuvas torrenciais, quer temperaturas elevadas, frio esse está quase eliminado do mapa, basta vermos os episódios de frio que temos durante o Inverno e comparar com os fenómenos de calor que temos no Verão e está tudo dito.