Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
E lá voltaram os acumulados próximos dos 200 mm...:rolleyes:

E uma cota de neve bem baixinha para a época... :cold:

Ressalvando que ainda falta muito tempo, ainda se está a falar de uma tendência e ainda faz parte do tópico das saídas de sonho , uma tempestade da forma como está neste momento modelada produziria imensos estragos, com toda a certeza.
É que tem todos os codimentos para a chamada " tempestade perfeita ", ou seja, grandes acumulados em poucas horas, muito vento, trovoada, muita conveccao, possivelmente granizo e neve nas terras altas.
A acompanhar...


P. S Afinal não se bate recordes só no calor e verão. Se realmente se concretizasse a cota prevista de neve, seria quase histórico para uma altura ainda tão precoce do Outono, penso eu.
 
Em melhor resolução, isto daria umas rajadas valentes em especial no Norte/NW ( onde as isobaras estão mais juntas )

Temporal clássico de vento e chuva às nossas latitudes, com 963 hpa de pressão no centro:

zEUbCd1.png
 
Isto seria ainda mais perigoso que o Gong para as pessoas pois o Gong foi num sabado e muita gente estava em casa, foi essa a sorte, já esta calhará numa terça feira mas ainda vai dar muitas voltas até lá...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
Boa tarde companheiros.

Oxalá uma tempestade assim não nos afecte directamente. Isso seria mau para a economia...:D

Focando no GFS: não se esqueçam dos tradicionais devaneios das saídas das 6h e das 18h! Vale sempre a pena ver estas saídas, mas numa óptica de vermos tendências - quanto mais parecidas com as saídas operacionais das 00h e das 12h, maior a probabilidade de estarem próximas da realidade.
Mas, um MAS grande, são saídas com muitos "tiros" ao lado.

Mas, se se confirmasse "este bicho" meteorológico, teríamos então uma situação com potencial de elevados danos nalgumas zonas.
Acompanhemos as operacionais mais "mansas" das 12h e das 00h que aí vem...;)
 
É impressão minha ou o IPMA anda a rever previsões mais do que uma vez diariamente?
Já para não falar da previsão mensal, que andam completamente à nora. Tanto estão a prever que vai chover a mais como vai chover a menos.

Possivelmente um retrato da estação do ano que atravessamos ou, quem sabe, a influência do fenómeno " La Nina ", que vai começar a exercer a sua influência e baralhar as contas?
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
  • Gosto
Reactions: jcsmonteiro
Pois...e para piorar, ECM a ir atrás. Com esse deslocamento para a Madeira e possivelmente Açores voltaríamos ao tempo de verão cá no continente. Deus queira que não. :unsure:


Já tivemos saídas anteriores de facto bem melhores, embora a grande distância temporal. Já se esperava que houvesse alterações. De resto o AA a mostrar que ainda pode vir a fazer das suas.


Os modelos têm andado a mostrar uma luta entre algumas depressões vindas do Atlântico e o anticiclone.
Infelizmente, parece que o anticiclone está a ganhar terreno de saída em saída. A possível frente do próximo fim de semana está a perder " energia " de saída em saída( e já esteve tão bom :sad:).

Parece que o Atlântico ainda não está com capacidade para produzir grandes tempestades.
Outra coisa que dizes, e bem, é, a mais de 200 horas, a previsão de anticiclone com temperaturas que seriam bem acima do normal para a época. Uma corrente de Leste, nessa altura, penso que já deveria provocar temperaturas não tão elevadas. Sinal que o interior peninsular ainda está com pouca capacidade de arrefecimento.
 
-as saídas de hoje foram um desastre, exceto para o sul do território.
-a ciclogenese que havia sido modelada para segunda/terça junto ao território desapareceu.
-a partir do meio da próxima semana quase todos os modelos mostram corrente de E/SE e temperaturas anormais para a época.

Vamos ver as próximas saídas se mantêm este cenário ou voltam a colocar como estava modelado nos dias anteriores.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.