A subida da temperatura prevista a partir de amanhã será em principio de curta duração, apesar de máximas acima da média para a época. Mas a partir do próximo fim de semana, os modelos apontam para uma descida gradual das temperaturas, embora pareca existir um reforço do anticiclone.
Vendo assim por alto, esta sequência do tempo desde o verão está a fazer - me lembrar ( eu diria mesmo que para já é uma fotocópia) o período verão / Outono /2013/inverno 2014.
Na altura, recorde - se também tivemos um Verão quente e seco, um início de Outono curto mas tempestuoso. Um anticiclone que se prolongou por Novembro e Dezembro, mas foi gélido( tivemos apenas o mês de Novembro mais frio das últimas décadas ; eu ainda me lembro das mínimas de 2 graus negativos e das máximas de 5 graus) .
E tivemos um inverno frio e tempestuoso ( onde caiu por exemplo água - neve à cota zero) .
Se for para termos um remake de 2013/2014, eu assino já por baixo.
P.S. como já tenho dito, sou adepto da previsão empírica do tempo baseado na observação do comportamento dos animais. E tenho observado uma grande azáfama dos animais este ano em recolher alimento ou procurar abrigo, principalmente as formigas ( que andam de um lado para o outro como loucas) . Este tipo de comportamentos, nas minhas observações passadas, indiciam a aproximação de um inverno rigoroso. Vamos vendo...