Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
nos últimos 50 anos só esteve mau tempo na noite de natal, no algarve em 2009, 2000,1996 e 1973.

não será estatisticamente fácil termos mau tempo no natal mas é uma possibilidade.

• Gosto
Reactions: joselamego
Boa tarde desculpem a ignorancia mas o que e um cut off?

Escrito atraves do meu telemovel.

a circulação geral de frentes polares na atmosfera faz-se de oeste para este a latitudes que no inverno andam pelos 40º-50º norte.

uma cut off é um nucleo depressionário de gradiente não muito marcado que toma caminho diferente dessa circulação geral e deriva para sul ficando isolada. Normalmente produz chuvas abundantes em zonas onde a precipitação frontal tem mais dificuldades em chegar. Não dura porém muito tempo.

:malandro:

dGiQoos.png

rp9Y2de.png

Será que depois deste marasmo, iremos ter um fim de dezembro tempestuoso, ou seja virá "tudo" de uma vez só? :unsure:

Depois de umas runs a retirar, o GFS insiste novamente num fim do mês bem activo :unsure:

:malandro:

dGiQoos.png

rp9Y2de.png

Será que depois deste marasmo, iremos ter um fim de dezembro tempestuoso, ou seja virá "tudo" de uma vez só? :unsure:

Depois de umas runs a retirar, o GFS insiste novamente num fim do mês bem activo :unsure:

Em 2013 tivemos um espetacular regresso da chuva e frio no Natal após quase 2 meses de marasmo. Em 2009 idem aspas ( ainda me recordo do Natal à luz das velas na Região Oeste) . Esses 2 invernos tiveram eventos fantásticos, com queda de neve e / ou água - neve à cota zero praticamente. E o padrão desses 2 anos no Outono foi muito semelhante a este ano.
Vamos acreditar que a história se poderá repetir...

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Bom dia de facto a uma tendencia de mudanca de padrao chuva e temperaturas mais baixas a partir de dia 14 como nao falta muito tempo pode ser que essa mudanca se realize mas e melhor nao ter muita esperanca antes que se tenha uma desagradavel supresa. Aguardemos com calma e serenidade por essa mudanca tao desejada.

Escrito pelo meu telemovel

O problema é que, vendo as últimas saídas do GFS e do ECM ,o AA continua a pairar. E os modelos lá continuam a prever a sua posição bem nas nossas latitudes.
Temo que as próximas frentes tenham o mesmo destino que a frente que esteve bastante tempo prevista ( até pouco mais de 24 H) para este fim de semana.
Pessoalmente, não acredito numa mudança de padrão antes do ano novo.

O meu lado emocional diz que vais apanhar uma tempestade daquelas...:D

Mas o meu lado racional diz que vais apanhar um Natal seco. :D

Costumo passar o Natal na Figueira e todos os anos penso: 'É desta que o Natal em Viseu vai ser branco e eu não vou cá estar'. :D Sinceramente, como tenho que viajar dava mais jeito que fosse seco...

• Gosto
Reactions: james
Estado
Fechado para novas mensagens.