Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Tivemos no verão, um dos períodos mais longos de anticiclone que eu me lembro. E que cortou a passagem praticamente das frentes, que aqui no Norte ocasionalmente vão passando no verão.

Mas a situação sinóptica do Verão é sempre essa, depressão térmica associada a anticiclone. Estou a falar de um anticiclone em cima de Portugal, coisa que ocorre mais nesta altura.

Esta última saída do GFS está um sonho, a partir de 2/3 de janeiro e até ás 384h a prever sucessivas depressões a passar por cá :rolleyes: muitas voltas isto ainda vai dar, mas já é bom ir mostrando e insistindo! :thumbsup:

Última edição:
E as temperaturas como estão nessas saídas? Obrigado.
Até ao ínicio de janeiro parece não haver grandes alterações tanto nas mínimas como nas máximas.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
O GFS já tirou tudo. O ECM continua muito fraco.
Andamos há não sei quanto tempo a ver a luz ao fundo do túnel e a apagar - se de seguida. O problema é que o AA está muito forte e não deixa as depressões aproximar - se do nosso território, esse é que é o grande problema.
Vendo os modelos, continuo a ver a médio prazo, o AA sempre a rondar. Temo que a primeira quinzena de Janeiro seja de continuação de tempo anticiclonico. Esperemos que não continue pela segunda quinzena, seria muito mau.
Para o sul ainda se prevê alguma coisa. Para o norte já começa a ser preocupante. :(:console:
Segues com quantos milímetros?

• Gosto
Reactions: james
O GFS já tirou tudo. O ECM continua muito fraco.
Andamos há não sei quanto tempo a ver a luz ao fundo do túnel e a apagar - se de seguida. O problema é que o AA está muito forte e não deixa as depressões aproximar - se do nosso território, esse é que é o grande problema.
Vendo os modelos, continuo a ver a médio prazo, o AA sempre a rondar. Temo que a primeira quinzena de Janeiro seja de continuação de tempo anticiclonico. Esperemos que não continue pela segunda quinzena, seria muito mau.
Ainda falta, mas sim já esteve muito melhor, o AA ganha sempre, não tenho tido grandes esperanças porque no inverno 2014/2015 também apareciam estas luzes ao fundo do túnel mas depois depressa desaparecia tudo. O tempo passa e não chega a chover nada de jeito. :(

• Gosto
Reactions: james
3ydgbtP.png

Os modelos têm sido bastante favoráveis à ocorrência de chuva. Claro que são meras previsões e é normal que a passagem do tempo traga consigo a frustração.

Há que esperar pacientemente :p

Última edição:
Bom dia,

Creio que a chave de uma possível mudança está no aumento da pressão na Gronelândia:

graphe_ens4_wdp8.gif

gfs-0-138_qkg2.png

gfs-0-174_wls5.png

O ideal seria a união entre o Açoriano e Gronelandês... Pelo menbos começa-se a ver algo... lá para fim da primeira semana de Janeiro poderia haver cambios, em especial nas temperaturas, que a excepção do nordeste estão demasiado altas para a época... acredito na compensação, mais cedo ou mais tarde o Inverno chegará... só espero que não seja em Abril.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Sinceramente não acredito que tenhamos essa situação já no início de Janeiro.
A mudar alguma coisa será mais para o fim da primeira semana e mesmo assim veremos...

UW144-21_fwl6.GIF

gem-0-240_gcx9.png

navgem-0-180_buk2.png

Os Japoneses completamente doidos a colocar o Gronelandês com 1070Hpa! :maluco:
J144-21_wyo6.GIF

Estado
Fechado para novas mensagens.