A prudência nestes eventos é de facto importante, pois os banhos de agua gelada que nos aqui no nosso cantinho levamos, são tantos que é sempre bom desconfiar e muito destes cenários.
Mas analisando mais a frio, e analisando só este evento, as probabilidades neste momento são idênticas 50-50, ou melhor, já estamos a sair do estágio de sonho e devaneio, para entrarmos no cenário, "epah isto pode mesmo acontecer", e nesta altura do campeonato diria, que estamos no limite dos 50-50 pode-se manter como retiraram, mas atenção aqui a duvida já não é se a depressão virá ou não virá se teremos anticiclone ou não, cut-off ou não, mas sim a trajectória, incidência e cadência da da depressão, mas sim a sua incidência e cadência para o nosso territorio, aqui as probabilidades já são: a) termos frio com pouca precipitação, deslocando-se mais para Oeste; b) termos frio, juntamente com precipitação e levarmos em cheio com esta depressão que nos irá trazer surpresas em muitas regiões, sendo certo que o interior centro-Norte, terras como Viseu,Vila Real, Arganil, Mirandela, Lamego, Fundão etc,etc onde não neva com regularidade poderiam ver novamente nevões a sério. A duvida neste momento já reside ai, o cenário de tirarem tudo, acho já muito muito improvável.
Depois existe ainda a hipótese que está sobre a mesa, de a neve descer para as planices e para sul, para Castelo Branco, Portalegre, Abrantes, Elvas,etc,etc que pode ainda se concretizar também.
Em síntese na minha opinião á 3 hipóteses:
a pessimista- evento normal, idênticos a tantos outros, pos-frontal com pouca precipitação, a chuva a ficar retida no Oceano, e ai teremos alguma neve nos pontos normais, pontos altos das serras nortenhas(Marão, Gerês, zona Barrosã, Montesinho,etc,etc) e no interior centro/norte na serra da Estrela. Ficamos com um amargo de boca, e acharemos o evento um fiasco, mas para todos os efeitos sempre é um evento já na recta final do Inverno.
a optimista- evento já fora do padrão normal, onde a depressão atravessa mesmo o nosso territorio, trazendo ar frio e chuva, trazendo precipitação, a sitios onde a neve é menos frequente, Terra quente transmontana e Alto Douro, Beira Interior e quiçá alguma coisa no Marvão(Portalegre)
a super optimista- onde o sonho se concretiza, e temos a depressão a passar mesmo no nosso territorio, cavando mais a sul, com toda a força, e com injecção de muito frio á superfície, trazendo neve, a cotas raras, do Litoral Norte, onde o Litoral poderá ver neve, zonas de Terras de Bouro, Braga,em altitude média acima dos 350-400 metros dos distritos de Braga,Porto, Viana do Castelo com neve, neve em praticamente todo o interior norte e centro, neve nos pontos altos do Ribatejo-Beira Litoral e Estremadura, tipo Serra de Montejunto, zonas tipo Abrantes. E neve no Interior Alentejano.
Acho que estamos na fase de sair do sonho e entrarmos na realidade, podemos levar com mais um banho gelado, mas vamos ver o que as próximas runs dizem, se bem que ainda podem recuar e depois avançar.