reparem nos avisos do IPMA !!! nunca vi nada assim.. alerta laranja para queda de neve aos 400/600 metros, e de seguida aviso amarelo de queda de neve a qualquer cota (não mencionam cota de neve)
reparem nos avisos do IPMA !!! nunca vi nada assim.. alerta laranja para queda de neve aos 400/600 metros, e de seguida aviso amarelo de queda de neve a qualquer cota (não mencionam cota de neve)
É obvio que não irá nevar a qualquer cota, estamos em Portugal e não na Polónia, eu até acho que o IPMA ao actualizar irá subir um pouco a cota para sábado, aqueles 200 metros sempre me pareceram baixos de mais, mas vamos ver.
Eu acho que vai ser um bom evento, mas também não será algo tão excepcional assim para nevar à cota 0, se tal acontecer ( e oxalá que sim ) será uma ( boa) surpresa para muita gente.
Previsão para sábado, 27.fevereiro.2016
Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, mais frequentes nas regiões do litoral, e que poderão
ser de granizo e acompanhados de trovoada, e que serão de neve
acima de 400/600 metros de altitude, podendo a cota descer
temporariamente para 300/400 metros durante a manhã na região Norte.
Vento moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste, com rajadas até
90 km/h no litoral, soprando forte a muito forte (40 a 60 km/h)
nas terras altas, com rajadas até 110 km/h, em especial nas
regiões Centro e Sul.
Descida de temperatura, em especial da mínima.
DIA 28EV2016 - DOMINGO
Períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade
durante a tarde.
Aguaceiros, em especial no litoral, que serão de neve na região Norte
acima de 600/800 metros, subindo gradualmente a cota para
1000/1200 metros a partir da manhã.
Vento moderado (25 a 35 km/h) de noroeste, soprando forte
(35 a 55 km/h) no litoral e nas terras altas, respectivamente com
rajadas até 70 km/h e 90 km/h.
Subida de temperatura, em especial da máxima.
METEOROLOGISTAS: Sandra Correia/Ângela Lourenço.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.
Atualizado a 25 de fevereiro de 2016 às 13:20 UTC
Em teoria Marvão porque tem mais altitude e porque fica no interior.Pessoal, já que esta é uma boa oportunidade para poder ver neve a cotas baixas e sem ter que fazer muito longas viagens para isso, em qual destes 3 sítios será mais provável caírem uns flocos?
1 - Serra de Sintra;
2 - Serra da Arrábida;
3 - Marvão.
Subiu a cota mínima para os 300 metros, ainda me parece baixa demais, mas vamos ver..
Então , suponho, que não esperas por nenhum evento um pouco mais raro.
Em teoria Marvão porque tem mais altitude e porque fica no interior.
O problema será a precipitação escassa, mas se houver precipitação significativa penso que vai acumular e não caírem uns simples flocos.
Aguardemos, até pode ser que haja boas surpresas, mas antes assim com expectativas baixas que depois desilusões maiores!
Pessoal, já que esta é uma boa oportunidade para poder ver neve a cotas baixas e sem ter que fazer muito longas viagens para isso, em qual destes 3 sítios será mais provável caírem uns flocos?
1 - Serra de Sintra;
2 - Serra da Arrábida;
3 - Marvão.