Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Já saiu a run das 18z:
CAPE e Li
150_48.gif

O Atlântico vai ferver!

Belos valores de CAPE sem dúvida. Que brutalidade também em França. Vai ser totalmente bombardeada, com valores de CAPE a ultrapassarem os 3000 J/Kg. É outra loiça, deve ser o melhor país para ver umas belas tempestades agora com a chegada do calor.

Por cá também podíamos ter algo bem mais interessante se a depressão se isola-se mais a sul/sudoeste da PI. Temos tido vários eventos mas tem faltado sempre alguma coisa. Por exemplo o calor. Estas depressões enormes e encostadas a Portugal não permitem a vinda de ar quente de sul, o que limita logo alguma convecção mais severa. Isso vai acontecer em França esta semana, terão temperaturas bem mais altas que nós, que será o principal ingrediente.

Para algo mais interessante talvez para Junho. Acredito que com o enfraquecimento da zonal e chegadas do anticiclone vamos ter algumas belas cut-off's. Bom para nós amantes deste tempo, mau para a agricultura. O clássico problema.

Belos valores de CAPE sem dúvida. Que brutalidade também em França. Vai ser totalmente bombardeada, com valores de CAPE a ultrapassarem os 3000 J/Kg. É outra loiça, deve ser o melhor país para ver umas belas tempestades agora com a chegada do calor.

Por cá também podíamos ter algo bem mais interessante se a depressão se isola-se mais a sul/sudoeste da PI. Temos tido vários eventos mas tem faltado sempre alguma coisa. Por exemplo o calor. Estas depressões enormes e encostadas a Portugal não permitem a vinda de ar quente de sul, o que limita logo alguma convecção mais severa. Isso vai acontecer em França esta semana, terão temperaturas bem mais altas que nós, que será o principal ingrediente.

Para algo mais interessante talvez para Junho. Acredito que com o enfraquecimento da zonal e chegadas do anticiclone vamos ter algumas belas cut-off's. Bom para nós amantes deste tempo, mau para a agricultura. O clássico problema.
França e também o resto da Europa Central pertencem realmente a outro campeonato.
Está mesmo difícil o calor chegar. Se calhar hoje vou registar a minha primeira mínima abaixo dos 10°C desde Março. :wacko:
Também acredito que Junho será a nossa salvação. :D

França e também o resto da Europa Central pertencem realmente a outro campeonato.
Está mesmo difícil o calor chegar. Se calhar hoje vou registar a minha primeira mínima abaixo dos 10°C desde Março. :wacko:

Não têm o Atlântico a chateá-los como acontece aqui. Aqui em Portugal, em especial no litoral, o Atlântico é praticamente uma protecção anti-trovoadas, as constantes brisas marítimas são fatais. Há algumas exceções em que cut-off's e outros fluxos favorecem a convecção mas raramente. No interior a história já é outra e creio que até é uma boa região para se ver trovoadas no verão. Na Europa Central tudo é diferente pois o mínimo movimento de massas de ar provoca logo instabilidade espontaneamente. Uma simples frente fria pode provocar um bom conjunto de células convectivas. Atenção que estou a falar durante o verão. No inverno todos sabemos que acontece o inverso.

Uma pessoa lá vai aguentando todos os verões a ver os outros a levar com tudo, mesmo no país vizinho na zona de Aragão aquilo vira o inferno algumas vezes, ou o céu. :lol:

Enfim, é continuar a acreditar que será desta.

Última edição:
Aquele que parecia ser um excelente evento e acima da média aqui para o Norte, mais uma vez se esfumou essa possibilidade. Nas últimas saídas, é sempre cortar e cortar na precipitação vamos ver se ainda vai chover alguma coisa.
Já é o segundo evento consecutivo em que isso acontece aqui no Norte. Os modelos prometem e prometem saídas a fio e depois corta e corta.
Não é que me esteja a queixar de falta de chuva, tem havido muita este ano, mas decididamente, previsões a mais de 120 horas são para o caixote do lixo. :buh:

Sim alguma vez este ano iria passar tudo ao lado :lmao:, mesmo assim ai no norte no sábado ainda choveu razoavelmente, é mais um dia de chuva, mais um contributo em bom rigor era mais ou menos o que os modelos expectavam, uma depressão que iria afectar de raspão o Noroeste peninsular e foi o que se sucedeu.
Relativo á depressão de facto a trajectória por um lado "tramou-nos" e a mesma vai ficar retida mais a Oeste no Atlântico, para todos os efeitos depois lá mais adiante irá-se deslocar irreversivelmente para o nosso territorio já com menos intensidade é um facto.
Esta depressão mal o menos vai permitir alguma instabilidade, e temperaturas frescas, enquanto a dorsal irá subir no mediterrâneo.
Também de dias ou eventos menos intensos se faz a meteorologia, mesmo que este evento renda uns 20,30,40 Litoral Norte mm, metade ou menos de metade no centro sul é sempre contributo, para aumentar dias de precipitação, céu nublado, temperaturas dentro da média para continuar a nivelar este mês por baixo a nivel de temperaturas e por cima a nivel de chuva.

Ainda faltam alguns dias mas a posição da depressão não é favorável para ninguém. Fica na terra (neste caso oceano) de ninguém. Não obstante haverem ventos um bocado intensos nos níveis mais baixos parece que, pelo menos, na 5ª e na 6ª haverão condições favoráveis à ocorrência de trombas d'água de bom tempo.

Tendo em conta as circunstâncias (temperatura do mar e do ar, ...) o evento só poderá ocorrer em conjunção com trovoadas ou células de desenvolvimento rápido. Como não deve afetar nenhuma zona habitada e é pouco provável que hajam aviões ou navios que as vejam, cinjo-me a fazer uma breve referência à situação e não vou fazer mais nenhuma atualização. Em compensação, deixo um resumo do fenómeno que é acompanhado com música cheia de suspense (tem legendas) :D

Acho que as previsões têm piorado, isto para quem gosta de chuva e trovoada.

sem duvida.
Nesta altura desde que não venha calor aqui para Lisboa para mim já é positivo o mês já está feito, a boa noticia é que sem ondas de calor, o mês ficará dentro da média no que respeita a temperaturas.
Este evento apesar de ter prometido alguma coisa, do mal o menos permitirá que não venha ai calor, e tempo seco.

• Gosto
Reactions: joralentejano e Dav
sem duvida.
Nesta altura desde que não venha calor aqui para Lisboa para mim já é positivo o mês já está feito, a boa noticia é que sem ondas de calor, o mês ficará dentro da média no que respeita a temperaturas.
Este evento apesar de ter prometido alguma coisa, do mal o menos permitirá que não venha ai calor, e tempo seco.
Concordo, falo no sentido de ter piorado porque ás uns dias atrás estava prevista mais chuva. Mas alguma coisa há-de chover e com sorte alguma trovoada, mas também acho positivo não vir ainda tempo seco e muito quente.

Concordo, falo no sentido de ter piorado porque ás uns dias atrás estava prevista mais chuva. Mas alguma coisa há-de chover e com sorte alguma trovoada, mas também acho positivo não vir ainda tempo seco e muito quente.

sim é isso, também houve um perido que me entusiasmei que esta depressão e a hipotese de ficar estancada junto á nossa costa. Mas a direcção da mesma será outra e ficará perdida no Atlântico e como o colega Orion já referiu nem vai favorecer grande coisa os Açores nem a nós.
Mas a nivel genérico, é dado já estarmos em finais de Maio, esta depressão é sempre bem-vinda, pois temia que apos um Março,Abril e Maio tão animados frescos e chuvosos que aparecesse ai uma vaga de calor maluca repentina no final deste mês, porque isso acontece muitas vezes nestes meses de transição e de extremos, o que felizmente não irá se suceder. Nos entrentantos sempre vai chover alguma coisa a Norte, e pouquissima coisa a sul, a sul dias nublados e frescos a partir de agora já são positivos.

• Gosto
Reactions: TekClub e Dav
sim é isso, também houve um perido que me entusiasmei que esta depressão e a hipotese de ficar estancada junto á nossa costa. Mas a direcção da mesma será outra e ficará perdida no Atlântico e como o colega Orion já referiu nem vai favorecer grande coisa os Açores nem a nós.
Mas a nivel genérico, é dado já estarmos em finais de Maio, esta depressão é sempre bem-vinda, pois temia que apos um Março,Abril e Maio tão animados frescos e chuvosos que aparecesse ai uma vaga de calor maluca repentina no final deste mês, porque isso acontece muitas vezes nestes meses de transição e de extremos, o que felizmente não irá se suceder. Nos entrentantos sempre vai chover alguma coisa a Norte, e pouquissima coisa a sul, a sul dias nublados e frescos a partir de agora já são positivos.
Sim tem sido muito positivo não termos ainda grande calor instalado, ao contrario do ano passado e de outros anos por esta altura, mas nesta altura toda a chuva nem que seja fraca é bem-vinda.

Também depende da zona na França. A parte NO do país também sofre a influência do Atlântico.

Para o surgimento da convecção no verão, também não convém muito que esteja um tempo quente e seco,que é pouco favorável ao surgimento de trovoadas,como se tem visto noutras alturas.

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Não têm o Atlântico a chateá-los como acontece aqui. Aqui em Portugal, em especial no litoral, o Atlântico é praticamente uma protecção anti-trovoadas, as constantes brisas marítimas são fatais. Há algumas exceções em que cut-off's e outros fluxos favorecem a convecção mas raramente. No interior a história já é outra e creio que até é uma boa região para se ver trovoadas no verão. Na Europa Central tudo é diferente pois o mínimo movimento de massas de ar provoca logo instabilidade espontaneamente. Uma simples frente fria pode provocar um bom conjunto de células convectivas. Atenção que estou a falar durante o verão. No inverno todos sabemos que acontece o inverso.

Uma pessoa lá vai aguentando todos os verões a ver os outros a levar com tudo, mesmo no país vizinho na zona de Aragão aquilo vira o inferno algumas vezes, ou o céu. :lol:

Enfim, é continuar a acreditar que será desta.

Mas é também esse mesmo Atlântico que nos proporciona,por outro lado, no Outono e no inverno, dos maiores valores de precipitação na Europa e algumas belíssimas tempestades também, bem mais interessante nessa altura geralmente do que na Europa Central. :D

De resto, não acho que seja também assim tão raro convecção no verão por cá. Normalmente não coincide é com o período áureo de atividade convetiva na Europa Continental.
É que por cá, normalmente, o Atlântico está muito " arrefecido " no final da Primavera e início do verão. Por isso, a atividade convetiva está muito limitada.

Mas na parte final do Verão, início do outono, com o aquecimento que se verificou do Atlântico durante o verão, não é assim tão rara atividade convetiva com alguma relevância por cá. E, por vezes, até prolongada.
Talvez com menos intensidade do que na Europa Central, mas também interessante.

À primeira vista, recordo - me de 2014, onde tivemos várias semanas consecutivas de convecção ( cheguei a ter 3 períodos de trovoada num único dia) e outros verões.

Mas é também esse mesmo Atlântico que nos proporciona,por outro lado, no Outono e no inverno, dos maiores valores de precipitação na Europa e algumas belíssimas tempestades também, bem mais interessante nessa altura geralmente do que na Europa Central. :D

De resto, não acho que seja também assim tão raro convecção no verão por cá. Normalmente não coincide é com o período áureo de atividade convetiva na Europa Continental.
É que por cá, normalmente, o Atlântico está muito " arrefecido " no final da Primavera e início do verão. Por isso, a atividade convetiva está muito limitada.

Mas na parte final do Verão, início do outono, com o aquecimento que se verificou do Atlântico durante o verão, não é assim tão rara atividade convetiva com alguma relevância por cá. E, por vezes, até prolongada.
Talvez com menos intensidade do que na Europa Central, mas também interessante.

À primeira vista, recordo - me de 2014, onde tivemos várias semanas consecutivas de convecção ( cheguei a ter 3 períodos de trovoada num único dia) e outros verões.
Tens razão. Eu mesmo referi que no inverno ocorre o inverso.

E também disse que no interior do país pode-se ver trovoada com frequência no verão. Aqui no litoral estamos habituados a vê-las ao longe nesse período.

E de facto esse setembro de 2014 foi uma loucura mas grande parte da convecção era marítima e sem grande severidade. Eu falo de algo ao estilo do 4 de setembro de 2004, com brutais supercélulas aqui no litoral. Mas lá está, mais de 10 anos depois e nunca mais se viu algo igual.

• Gosto
Reactions: james
Os modelos hoje melhoraram substancialmente, segundo as ultimas saídas a depressão ficará mais próxima do nosso litoral e quando a depressão se deslocar para cá poderá trazer mais animação.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Estado
Fechado para novas mensagens.