António josé Sales
Nimbostratus
Bem que grande mudança o gfs coloca depressões sucessivas a partir de dia 15 deve ser mais um devaneio do gfs, a concretizar-se era óptimo mas é melhor não ter muitas esperanças.
Bem que grande mudança o gfs coloca depressões sucessivas a partir de dia 15
deve ser mais um devaneio do gfs,
a concretizar-se era óptimo mas é melhor não ter muitas esperanças.
A vir alguma coisa vai ter de ser de leste, o bloqueio no atlântico é imponente
Mas talvez isso possa jogar a favor dos amantes do frio em breve, se o anticiclone estivesse mesmo aqui em cima não veríamos nada, mas assim, como o bloqueio aqui está mais enfraquecido pode haver ali uma janela de oportunidade para uma entrada fria a meados do mês, os principais modelos estão bastante parecidos e metem qualquer coisa a entrar ali nas 240 horas, pelo menos é a análise que faço.
Quase de certeza que vamos acabar abaixo da média em precipitação, mas acho que ainda vamos ter surpresas este mês, em frio e talvez em neve...
Nada de novo ou relevante nos modelos, o ECMWF então está péssimo.
O GFS lá vai vendo qualquer coisa mas muito longe, já acima das 300 horas.
É que nem frio ( com a excepção das geadas nocturnas nos locais habituais ), nem chuva,e muito menos neve,apenas a "pasmaceira", este ano estamos assim...
Resta-nos aguardar e com muita paciência...
Sai mais uma dose de cAAlmex
Janeiro e fevereiro de 2016 foram bastante chuvosos no norte, já no sul não se pode dizer o mesmo, portanto está explicada a diferença de opiniões entre alguns membros, aqui janeiro foi normal mas o acumulado foi bastante enganador. Chegou-se a ver o mapa da monitorização da seca com chuva extrema em alguns locais do norte e seca no sul, principalmente no interior alentejano e Algarve, nunca tinha visto um inverno com contraste tao grandes mas não deve ter sido o único, para mim foi o primeiro.Por aqui, Janeiro de 2016 foi o 3º mais chuvoso dos últimos 26 anos, tal como Fevereiro. Invernos secos são algo natural no nosso clima. Há que ter calma e esperar por melhores dias.
Janeiro e fevereiro de 2016 foram bastante chuvosos no norte, já no sul não se pode dizer o mesmo, portanto está explicada a diferença de opiniões entre alguns membros, aqui janeiro foi normal mas o acumulado foi bastante enganador. Chegou-se a ver o mapa da monitorização da seca com chuva extrema em alguns locais do norte e seca no sul, principalmente no interior alentejano e Algarve, nunca tinha visto um inverno com contraste tao grandes mas não deve ter sido o único, para mim foi o primeiro.
E isto só não está pior porque a primavera foi boa e o final de novembro também.
No período de outubro de 2015 a outubro de 2016, o total de precipitação observado foi inferior ao total de referência nas estações da Graciosa (-58%), Angra do Heroísmo (-57%), S.Miguel/P. Delgada e Faial/Horta (-46%), Flores e Santa Maria (-3%).
No período de outubro de 2016 a novembro de 2016, o total de precipitação observado foi inferior ao total de referência nas estações consideradas: Graciosa (-78%), Angra do Heroísmo (-70%), Faial/Horta (-67%), S. Miguel/P. Delgada (-54%), Santa Maria (-46%) e Flores (-45%).