Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
-2 na Guarda! LOL Isto é claramente notícia para Lisboeta ver... quando não há nada para noticiar inventam!
Inventar?
etvh0pw.jpg

• Gosto
Reactions: luismeteo3
A verdade é que ontem na Cavalgada do Reis Magos que estive a ver na TVG todos comentavam as temperaturas suaves que estão a ter nesta ponte de Reis!...
No ano passado também tivemos festas muito quentes mas a esta altura já tinha normalizado e até já havia neve nas montanhas... este ano o novelo está dificil de desembecilhar!

Os modelos continuam a ver algo ali para o meio do mês, não sei bem o quê, acho que nem os próprios modelos conseguem ver bem, mas que se vai vai vendo algo...

Na minha terra, quando se registam temperaturas mais altas do que se deveriam estar, no Inverno, o povo costuma dizer que tal mês tem o diabo no ventre.
E também se costuma dizer que " bom tempo " ( para mim não é, pois bom tempo é chuva e frio) fora de época, paga - se caro mais para a frente.

Eu espero bem que sim, que se pague bem caro e com juros de mora.:D

Que venha la com os juros, mas na primavera que seja primavera porque se não quem sofre é a agricultura, no ano passado tive pouca ou nenhuma fruta e culturas abaixo da produção que se costuma ter na minha quinta e um pouco aqui pela região, devido ao excesso de chuva e frio que deitou a baixo a flor das árvores e por exemplo na batata apodreceram debaixo da terra. Agora este frio ate faz bem, mata os bichos/ pragas e faz o vinho que estão nas pipas melhor...

No que toca à meteorologia, os media em Portugal vão andar sempre a desinformar e não a informar, acho que não há volta a dar mesmo. :facepalm:

Estes períodos de bloqueios são cíclicos, também tivemos em 2009/2011,2004/2006,99/00,92/94, etc.

Uma curiosidade. Todos estes bloqueios registaram episódios de queda de neve a cotas muito baixas.

Não estou a dizer que este Inverno siga o mesmo caminho, mas quase todos os episódios de neve a cotas muito baixas ( eu diria mesmo todos), em especial no Litoral, ocorreram durante estes bloqueios.

Uma coisa é certa, AA como tem estado desde o verão só me lembro do ano de 2005, e este ano será uma seca parecida a esse ano, se não chover qualquer coisa nos meses de Primavera vai ser uma catástrofe. Aqui o Rio Lima tem andado muito baixo, a barragem deve estar a reter o máximo que conseguir pra poupar para o Verão...

Cá está o mês de Dezembro como seria de esperar muito seco logo um dos meses em que costuma chover bastante enfim.:suicidio::suicidio::suicidio:

DEZEMBRO DE 2016 COLOCA PAÍS EM SITUAÇÃO DE SECA FRACA

img_news_gelo_Inverno.jpg
2017-01-06 (IPMA)

O mês de dezembro de 2016, em Portugal Continental, classificou-se como muito seco em relação à quantidade de precipitação e normal em relação à temperatura do ar.

Na primeira metade do mês de dezembro o território esteve sob influência de situações depressionárias complexas com passagem de superfícies frontais, tendo-se verificado entre os dias 1 e 5 ocorrência de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, nas regiões do Centro e Sul. Já no período de 13 a 16, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal de atividade moderada a forte, ocorreram períodos de precipitação por vezes forte sob a forma de chuva ou aguaceiros, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada. Nestes dias ocorreu também queda de neve, acima dos 800 a 1200 m, no interior norte e centro. Uma vez que na segunda metade do mês praticamente não ocorreu precipitação, o total de precipitação observada foi cerca de 46% do normal, o que permite classificar este mês como muito seco.

Deste modo, no final de dezembro houve um aumento da área em situação de seca fraca, com cerca de 78% do território na classe de seca.

O valor médio da temperatura média do ar em dezembro foi de 10.41 °C, 0.44 °C acima do valor normal. O valor médio da temperatura máxima, 15.26 °C, foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +1.38 °C, sendo este mês o 2º mês de dezembro com o valor mais alto desde 1931. O valor médio da temperatura mínima do ar, 5.55 °C foi inferior ao valor normal, com uma anomalia de -0.50 °C.

A partir do dia 17, os valores médios da temperatura mínima do ar persistiram abaixo do normal até ao final do mês. De destacar o dia 20 que registou valores de temperatura mínima muito baixos em grande parte das regiões do Norte e Centro, na região do Nordeste e também no interior do Alentejo, sendo que em alguns locais do interior do Alentejo os valores de temperatura foram inferiores a 0 °C, tendo sido registado o menor valor de temperatura mínima, - 7°C, no dia 30 em Miranda do Douro.

• Gosto
Reactions: Thomar e jonas
Vendo a última saída do ECM ( e que já foi acompanhado pelo GFS) , continuo a acreditar em algo que se está a fabricar para meados do mês.
Parece que estou a pregar sozinho no deserto, pois parece que não sou acompanhado por nenhum membro nesta minha Ideia, mas eu vejo algumas semelhanças nos modelos para as próximas 200 horas com aquele início de 2009.

Claro que a probabilidade é muito baixa, tudo depende do que o AA deixar, é tudo muito ténue, o mais provável é chegar lá e, no máximo, aparecer apenas algumas nuvens.

Mas ...
Parece - me uma entrada continental um pouquinho prometedora...

Acho que sonhar não é proibido ainda... :unsure:

james eu partilho da mesma opinião algo pode estar a fabricar-se como to dizes ali a partir de dia 14/15 mas a minha esperança em relação a este mês de ter chuva pelo menos na média é baixa por isso não publico nada para não dar azar por outro lado a esperança é a última a morrer, vamos ver no que dá.
O problema neste caso é que o maldito anticiclone ganha sempre.

• Gosto
Reactions: jonas
Vendo a última saída do ECM ( e que já foi acompanhado pelo GFS) , continuo a acreditar em algo que se está a fabricar para meados do mês.
Parece que estou a pregar sozinho no deserto, pois parece que não sou acompanhado por nenhum membro nesta minha Ideia, mas eu vejo algumas semelhanças nos modelos para as próximas 200 horas com aquele início de 2009.

Claro que a probabilidade é muito baixa, tudo depende do que o AA deixar, é tudo muito ténue, o mais provável é chegar lá e, no máximo, aparecer apenas algumas nuvens.

Mas ...

Eu prefiro nao acreditar....é bom demais:)
Mas podesse sonhar....:D
Ou seja pela logica nao acredito, dado este anticiclone...No entanto a ultima saida do ECM, indica alguma instabilidade (pode ser pouca, mas......)Ou seja esta tudo ainda muito indefinido
Pelo instinto acredito que ali para meados do mes vai acontecer algo.
;)

A vir alguma coisa vai ter de ser de leste, o bloqueio no atlântico é imponente

gfs-0-162.png

Mas talvez isso possa jogar a favor dos amantes do frio em breve, se o anticiclone estivesse mesmo aqui em cima não veríamos nada, mas assim, como o bloqueio aqui está mais enfraquecido pode haver ali uma janela de oportunidade para uma entrada fria a meados do mês, os principais modelos estão bastante parecidos e metem qualquer coisa a entrar ali nas 240 horas, pelo menos é a análise que faço.
Quase de certeza que vamos acabar abaixo da média em precipitação, mas acho que ainda vamos ter surpresas este mês, em frio e talvez em neve...:cold:

Estado
Fechado para novas mensagens.