Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Para a minha zona,tenho Aguaceiros/Aguaceiros Fracos/Aguaceiros, entre 4ª e 6ª da próxima semana.

Confesso não saber interpretar as previsões a 100%,então sigo quem as interpreta.E quem o faz não refere trovoadas para a semana.

Se calhar respondi aquilo para não gerar falsas espectativas e depois acabar por dizer que o evento é fraco..Até ver não me parece nada de especial(espero muito estar enganado,até porque estou de noite e com tempo para filmar!)

• Gosto
Reactions: joselamego
Possível cenário de aguaceiros e trovoadas:
102-779SP.GIF

108-779SP.GIF

96-505SP.GIF

102-505SP.GIF

Situação ainda algo indefinida, é ir acompanhando...

Parece que com a cut-off a Sul do Algarve e com o anticiclone a tentar ganhar posição, depois destes 2 dias de Nortada forte vêm aí alguns dias de lestada forte, amanhã ao fim da tarde o vento deverá rodar
Rajadas até 80km/h ou mais são possíveis :hehe:

tempresult_zjv0.gif

A posição da cut off como vai sendo modelada vai trazer aguaceiros e trovoadas dispersas quase toda a semana ao centro e Sul e descida de temperatura. No norte é o oposto: nada de chuva e subida de temperatura, no Litoral Norte as temperaturas poderão aproximar-se dos 25ºC segundo o IPMA, com tempo relativamente húmido :calor: Mais uns dias de praia fora de época para quem puder e para quem se atrever :D

75-580SP.GIF

Mais umas poeiras do deserto a serem arrastadas pela cut-off, mesmo assim ainda longe das concentrações do fim de Fevereiro...

geos-9-108.png

No Algarve, os aguaceiros podem ser fortes, especialmente a partir da tarde do dia 15 e no dia 16, mas nestas situações, são algo imprevisíveis. Mas, não descarto, a possibilidade de inundações no Algarve, especialmente no Sotavento Algarvio.

A situação, é parecida, aquela que tivemos há 1 mês atrás. Aliás, aqui, em Olhão choveu quando nenhum modelo já não dava nada. :D

Mas, com lestada, as inundações são sempre uma realidade. :rolleyes:

Aliás, o ECM viu essa instabilidade, bem antes do que o GFS. O ECM, tem mostrado saída especialmente a das 00 bem agrestes, as das 12 bem mais suaves.

Depois de dois dias muito primaverais, diria mesmo quentes, nas passadas quinta-feira e sexta-feira, o dia de ontem e início desta semana ficam marcados pela rotação do vento para o quadrante norte, intenso e frio. Dia muito desconfortável por Braga, apesar do muito sol e ausência de qualquer nuvem.

Pela terceira vez neste Inverno, o Levante espanhol com um episódio de chuvas intensas e risco de fenómenos extremos (províncias de Valência e Alicante).

Enquanto isso, no centro interior peninsular neva à cota de 700m (base aérea de Albacete).

Nos próximos dias, apesar das noites permanecerem bem frescas, a rotação do vento para o quadrante leste e a diminuição da sua intensidade, farão com que a sensação de frio diminua notavelmente, aumentando as temperaturas nomeadamente as máximas (previsão de 25º para quinta-feira em Braga). Enquanto este mês de Março no norte do país continua seco, os próximos dias trarão ao centro e sul do nosso território precipitação convectiva, com risco de alguma inundação localizada e repentina.

Uma boa semana para todos. ;)

Here we go again...

Para a minha zona,tenho Aguaceiros/Aguaceiros Fracos/Aguaceiros, entre 4ª e 6ª da próxima semana.

Confesso não saber interpretar as previsões a 100%,então sigo quem as interpreta.E quem o faz não refere trovoadas para a semana.

Se calhar respondi aquilo para não gerar falsas espectativas e depois acabar por dizer que o evento é fraco..Até ver não me parece nada de especial(espero muito estar enganado,até porque estou de noite e com tempo para filmar!)

Não digam agora que saíram goradas as expectativas...

• Gosto
Enquanto aqui pelo nosso burgo o sol (a norte) vai alternando com as nuvens (a sul), no país vizinho, nomeadamente em Alicante, a noite e madrugada foram de fortes enxurradas, como provam os diversos vídeos colocados pelo nosso amigo Pek.

Entretanto, no outro lado do Atlântico, vamos ver como decorre o dia, com a chegada da frente fria, que pode trazer muita neve à costa leste dos USA, incluindo Nova Iorque.

De acordo com as ultimas saídas, o WRF é sem dúvida o mais promissor. Mas está isolado, até o GFS cortou na precipitação..

GFS

12-574SP.GIF

WRF

nmmsp-1-20-0.png

Arpége

arpegesp-1-14-0.png

HIRLAM

hirlamsp-1-14-0.png

• Gosto
isto faz lembrar o verão... olhar para o meteograma e ver praticamente nada, ou mesmo nada e depois quando cai uns pingos, como aconteceu aqui esta noite, ficar super contente porque não se vê chuva tão depressa, mas que tristeza de inverno...

• Gosto
Reactions: Davidmpb
é penoso olhar para os modelos, ontem o GfS ainda dava alguma chuva para a semana, hoje já retirou tudo, o mais provável é pelo menos para os próximos 10 dias o tempo continuar seco e já será difícil este mês não terminar seco.
E com isto o Verão está aí á porta...

Estado
Fechado para novas mensagens.