Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Este inverno é mesmo para esquecer... do início ao fim!
Infelizmente e pelas conversas que oiço e tenho com clientes, colegas e amigos... todos acham que foi um inverno muito rigoroso, que choveu imenso e só pensam no regresso do sol e calor... o costume!

E pronto, é isto. :D
17240431_1359903904053192_7963443958636866183_o.jpg

Boa tarde a todos.
Tirando o facto de o mês de Fevereiro ter sido um mês com precipitação dentro da média, os ultimos meses não têm sido muito bons.

O céu aqui pelo meu quintal está limpo,estrelado,não me parece que vá chover.
Confirmam-se portanto as previsões de 90% das estimativas atentas e isentas, ainda me disseram que hoje a partir das 23h iria chover. Talvez :)

• Gosto
Reactions: joralentejano
Possas, finalmente, sou o único que não se queixa do Inverno.

Por aqui, foi excelente tivemos de tudo e quando digo tudo foi mesmo tudo, até neve. :D

Este mês, vai acabar provavelmente acima da média, por aqui, e já não falta assim tanto. Mas, podia chover como em Albacete que eu iria adorar. :D

• Gosto
Reactions: MSantos
Eu também não me queixo,digo isto com toda a honestidade. Acredito que o planeta se auto-regula e quando for preciso chover,assim acontecerá!

Acredito que o planeta se auto-regula

Se o planeta fosse um sistema inerentemente estável e imutável isso seria verdade.

e quando for preciso chover,assim acontecerá!

O Saara já foi uma floresta e agora é um deserto. Decerto a chuva foi precisa durante muito tempo. Mas isso não foi suficiente para que voltasse a chover.

O Saara já foi uma floresta e agora é um deserto. Decerto a chuva foi precisa durante muito tempo. Mas isso não foi suficiente para que voltasse a chover.
É verdade sim senhor, há quanto tempo foi isso?
Por falar nisso:
Humanos podem ter ajudado a criar deserto do Saara
Estudo de arqueólogo da Universidade Nacional de Seul contraria a hipótese de terem sido alterações na órbita da Terra ou mudanças na vegetação como as causas principais da desertificação

A ação humana pode ter contribuído para transformar o Saara de paisagem verdejante para o deserto árido que é desde há 10.000 anos, propõe um estudo publicado esta terça-feira.

A tese do arqueólogo David Wright, da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, contraria a hipótese de terem sido alterações na órbita da Terra ou mudanças na vegetação como as causas principais da desertificação.

"No leste da Ásia há teorias firmadas sobre como as populações do Neolítico mudaram a paisagem de forma tão profunda que as monções deixaram de penetrar tanto para o interior", afirmou Wright, salientando que há provas de mudanças climáticas e ecológicas provocadas pela ação humana na Europa, América do Norte e Nova Zelândia."

Para comprovar a hipótese, Wright encontrou uma sintonia entre o aumento da pastorícia e o domínio da vegetação rasteira na paisagem, sinal de desertificação, há cerca de 8.000 anos, nas regiões que rodeiam o vale do Nilo, no Egito.

À medida que a paisagem perdeu vegetação, aumentou o efeito de albedo, a quantidade de luz solar refletida pela superfície da Terra, o que fez diminuir a precipitação, e por sua vez, reduziu ainda mais a vegetação.

David Wright quer continuar a investigar por baixo do deserto para resgatar vestígios de lagos, vegetação e atividade humana.

Lembrando que 15 por cento da população vive em áreas desérticas, o arqueólogo salienta que "as implicações de como os humanos mudam os ecossistemas têm implicação direta na sobrevivência em ambientes áridos".
Fonte: TVI 24
Toda a vida, na escola, sempre aprendi que a Península Ibérica iria ser a continuação do deserto do Sahara devido às alterações climáticas. Apesar destes últimos anos terem sido secos pelo menos a Sul, não quer dizer que o próximo não seja chuvoso mas o que é certo é que o clima já não é o que era e todos sabemos disso. Não sou a pessoa certa para o dizer, mas para comprovar isso basta falar com pessoas mais velhas.

É verdade sim senhor, há quanto tempo foi isso?

A publicação anterior respondeu a isso. Ainda assim, pergunto...

quando for preciso chover,assim acontecerá!

O que é que isso significa? Quais são os critérios que é preciso preencher para que chova?

Percebo a tendência para que as pessoas pensem que a meteorologia é algo que se equilibra dentro de um certo intervalo mas na realidade isso não é bem verdade. Tudo é transitório. Só que umas realidades demoram mais tempo a passar do que outras :p

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.