Trovoada extreme weather
Nimbostratus
Madrugadas quentes e com trovoadas , se isto acontecer vai ficar muito mas mesmo muito abafado , e depois de dia teremos sensações térmicas de de 40 graus para cima .
A faixa costeira a sul do sistema montanhoso Sintra/Montejunto sofre imenso com a nortada. Mais particularmente, o Cabo Espichel e a faixa algarvia da Costa Vicentina (até Sagres) são mesmo das zonas do país onde a nortada é mais intensa (a par da faixa da Ericeira/Sintra). A diferença de temperaturas máximas no Verão na costa ocidental desde Sagres até Caminha é pouco significativa. Acontece que Lisboa já se encontra uns bons 20 km da faixa costeira mais exposta (Cascais), e por isso não só o vento Norte é menos intenso como já atravessou uma boa faixa de terra antes de chegar à capital. O que faz uma diferença enorme nas temperaturas máximas. O mesmo acontece em Setúbal, que está também a uns 20 km do Cabo Espichel.
Boas Jorge,
Não querendo entrar numa de " aqui é mais que forte do que aí", da minha experiência, o litoral entre o Cabo da Roca e Cabo Raso é estupidamente ventoso,julgo que só Cabo Carvoeiro,Sagres é que se aproximam.
Convém não esquecer que por cá temos muito mais vento devido aceleração do dito cujo pela vertente sul da serra. Sem a serra de Sintra nunca tinha tanto vento violento, ha estudos que falam nisso, e faz sentido.
Ainda ontem, estive na Praia Grande,Sintra e estava vento nulo a fraco, tanto na areia como em zonas mais altas.
O guincho estava com nortada moderada a forte, o padrão normal.
E aqui há uma diferença, se saíres da faixa costeira, e seguires um pouco para o interior do concelho tens localidades com nortada violenta que é uma coisa doida. Por razoes pessoais, ando agora bastante na zona da Malveira da Serra, é simplesmente incrível o vento que ocorre por lá.
Por vezes o Arome e Arpege(quase sempre) conseguem modelar localmente mais vento nesta área restrita. De resto estou de acordo com teu post.
Lembro me de há uns 4 anos (2013) também ter estado quase 40°C em Lisboa em Junho, lembro me de estar em Carcavelos e não haver vento e a areia queimar literalmente os pés.
No ano passado Setembro também teve os extremos do ano, quem sabe se Junho fica com os extremos este ano.
Não falando só de Lisboa, todo o país sofrerá. Well, excepto Aveiro xD
Não foi Junho, mas sim Julho, dia 7. A estação do Geofísico marcou 39,2ºC. Também me lembro bem desse dia, o céu estava com algumas nuvens altas. Nesse dia estive a limpar a piscina de uns conhecidos meus, e por causa das nuvens não se sentia muito a radiação, era mais um calor abafado, mas a verdade é que acabei com um belo escaldão
Lembra te também do dia 6 de julho de 2013 em que chegamos também aos 40 graus .
Não foi Junho, mas sim Julho, dia 7. A estação do Geofísico marcou 39,2ºC. Também me lembro bem desse dia, o céu estava com algumas nuvens altas. Nesse dia estive a limpar a piscina de uns conhecidos meus, e por causa das nuvens não se sentia muito a radiação, era mais um calor abafado, mas a verdade é que acabei com um belo escaldão