Boa tarde.
Não querendo ser desagradável com ninguém, mas - e seguindo eu este fórum há alguns anos - parece-me que o seguimento, salvo raras excepções, se tem vindo a tornar progressivamente num lamento egoico, alarmista, a roçar o histérico, se me permitem. A coisa oscila entre o "passa tudo ao lado, é uma conspiração cósmica" e o "vou morrer frito no próximo sábado mesmo que use boné"; tudo isto acompanhado de uma miríade de pontos de exclamação e um sem número de emojis a reforçar um drama à guiza de "famous last words".
Em tempos idos, aqui falava-se de meteorologia, aprendia-se muito, falava-se com assertividade e ponderação; agora colecionam-se records de miséria pessoal para a troca, como velhinhas que disputam a severidade das suas próprias doenças nas viagens de autocarro.
Vou morder a minha própria cauda e lembrar-vos que quem vive no Alentejo Central não vê chuva desde 3 de março (sendo que em fevereiro também andou por longe) e que desde dia 7 de junho temos tido sempre máximas na casa dos 35ºC, teremos pela frente mais 4 dias consecutivos com temperaturas acima dos 40ºC, e só no dia 22 é que baixaremos dos 37ºC, se tudo correr bem. Quando 90% dos posts de seguimento são sobre os eventuais 40ºC em Lisboa no próximo sábado, e são feitos quase sempre em gritos catastróficos, conseguem perceber o quão difícil é empatizar com os vossos desabafos? Vamos deixar a irrazoabilidade para os media; eles sim precisam de vender o peixe deles.
Então, habituem-se porque cada vez vai sendo mais frequente, o ano passado estive em Lisboa durante aquela onda de calor de setembro e também apanhei 40°C. Pode não ser tão contínuo como no interior como é normal, mas ao longo dos anos vai ser mais frequentes temperaturas desta ordem também aparecerem por aí. Eu vivo no interior e também me queixo das temperaturas que estão previstas e não, nem no interior é normal termos temperaturas como aquelas que estão previstas e muito menos durante 3/4 dias.Tu estás no interior é normal que tenhas temperaturas sempre na ordem dos 40 graus ou mais , já estive no interior , e já apanhei temperaturas bem elevadas da ordem dos 43 graus , mas não é todos os anos que lisboa chega aos 40 graus em Junho , era mais fácil se fosse em Julho ou em agosto .
Sr. Trovoada, este post resume na perfeição a minha chamada de atenção, tanto na forma, como no conteúdo: "temo", "suspeito", "desconfio que", "receio", "em princípio". São apenas desabafos baseados em coisíssima nenhuma. Obrigado por ter ilustrado tão rapidamente as minhas impressões.Lisboa cada vez é uma cidade mais quente , as temperaturas cada vez são mais extremadas , eu tenho algum receio há algum tempo que Portugal vai levar uma onda de calor como a de 2003 , cada vez vai ser mais frequente estas temperaturas que estão a ser previstas .
Lisboa cada vez é uma cidade mais quente , as temperaturas cada vez são mais extremadas , eu tenho algum receio há algum tempo que Portugal vai levar uma onda de calor como a de 2003 , cada vez vai ser mais frequente estas temperaturas que estão a ser previstas .