Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Pode haver alguma relação entre o incêndio e a convecção?
Olhando ao radar parece um acaso muito grande apenas estar a chover/trovejar precisamente em Góis...
É um grande volume de atmosfera sobreaquecida que só pode ir para cima. E o próprio fumo pode ajudar à formação de gotas de água...

Governo quer leis para a floresta prontas até às férias autárquicas

Do pacote em causa, constam várias medidas relativas à gestão da floresta, entre elas: a revisão do regime jurídico das ações de arborização com vista a travar a expansão da área de plantação de eucalipto; a criação de um programa nacional de fogo controlado para controlar a realização de queimadas; o reconhecimento de entidades de gestão florestal, que devem ter uma área mínima de 100 hectares, em que 50% deverá ser constituida por propriedades com área inferior a cinco hectares; e um reforço do poder de intervenção dos municípios na decisão sobre o uso do solo.
Dei-me ao trabalho de editar o título para refletir a realidade. É irrelevante o número de leis quando as mesmas não são aplicadas ou não há uma perspetiva realista para a sua aplicação.

Madeira terá mesmo meios aéreos próprios no combate aos incêndios

O Governo garante ainda que, no último ano, foram limpos 10 hectares de mato.

Porque não há meios aéreos na Madeira?

O chefe do Governo Regional lembrou que um dos relatórios já feitos sobre a matéria indica que a atuação dos meios aéreos seria «muito condicionada, devido à natureza dos ventos e dos vales». Outro «desaconselhava» este recurso, dada a «relação custo-benefício ser completamente desproporcionada».

Quanto se estica o suficiente há sempre estudos que confirmam a opinião que queremos. Um forte vento Foehn na costa sul (e estou a excluir o fumo) certamente irá limitar grandemente a utilização dos meios. Vai-se ver o que é que acontece na realidade... :unsure: Até porque, como se vê, os testes tiveram as condições mais realistas que se pode imaginar:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Não sei se ria se chore! Acabo de ver a jornalista da RTP1 Patrícia Lucas a dizer que "esta tarde filmaram 2 TUFÕES A FORMAR-SE EM GOIS! E depois diz, seriam 2 pequenos tornados... não sei bem". Enfim, infelizmente esta tragédia está repleta de tesourinhos deprimentes!
Também vi isso e gravei em vídeo, mais um tesourinho nesta tragédia...

Não sei se ria se chore! Acabo de ver a jornalista da RTP1 Patrícia Lucas a dizer que "esta tarde filmaram 2 TUFÕES A FORMAR-SE EM GOIS! E depois diz, seriam 2 pequenos tornados... não sei bem". Enfim, infelizmente esta tragédia está repleta de tesourinhos deprimentes!

São capazes de ter sido os tufões ou os tornados a fazer cair o canadair...

Dei-me ao trabalho de editar o título para refletir a realidade. É irrelevante o número de leis quando as mesmas não são aplicadas ou não há uma perspetiva realista para a sua aplicação.

Quanto se estica o suficiente há sempre estudos que confirmam a opinião que queremos. Um forte vento Foehn na costa sul (e estou a excluir o fumo) certamente irá limitar grandemente a utilização dos meios. Vai-se ver o que é que acontece na realidade... :unsure: Até porque, como se vê, os testes tiveram as condições mais realistas que

Quanto se estica o suficiente há sempre estudos que confirmam a opinião que queremos. Um forte vento Foehn na costa sul (e estou a excluir o fumo) certamente irá limitar grandemente a utilização dos meios. Vai-se ver o que é que acontece na realidade... :unsure: Até porque, como se vê, os testes tiveram as condições mais realistas que se pode imaginar:

Infelizmente não tenho muito tempo para me alongar neste tópico, mas é importante referir que os meios aéreos de combate utilizados nesse teste (heli ligeiro e Air Tractor) só têm eficácia quando utilizados no ataque inicial, o que quer dizer que para o teste ser representativo não era necessário haver vento forte e presença de fumo denso.

Aliás, o grande incêndio da Madeira começou à mesma cota onde os meios foram testados, teve em lume brando mais de 12h, atè culminar naquela tragédia quando empolgado pelas altas temperaturas e vento forte. O combate inicial podia ter evitado a tragédia, mas seria completamente ineficaz quando o incêndio tivesse descontrolado.

A orografia das cotas médias da Madeira não é assim tão diferente das serras de Arouca, do sopè da Serra da Estrela (Covilhã, Seia, etc) onde estes meios são frequentemente usados.

Infelizmente não tenho muito tempo para me alongar neste tópico, mas é importante referir que os meios aéreos de combate utilizados nesse teste (heli ligeiro e Air Tractor) só têm eficácia quando utilizados no ataque inicial, o que quer dizer que para o teste ser representativo não era necessário haver vento forte e presença de fumo denso.

Aliás, o grande incêndio da Madeira começou à mesma cota onde os meios foram testados, teve em lume brando mais de 12h, atè culminar naquela tragédia quando empolgado pelas altas temperaturas e vento forte. O combate inicial podia ter evitado a tragédia, mas seria completamente ineficaz quando o incêndio tivesse descontrolado.

A orografia das cotas médias da Madeira não é assim tão diferente das serras de Arouca, do sopè da Serra da Estrela (Covilhã, Seia, etc) onde estes meios são frequentemente usados.

Ainda assim, acho o 'teste' espetáculo político. São meios dedicados para janelas temporais reduzidas. Arrisca-se a ver o incêndio a tostar as casas e os meios parados no aeroporto com insatisfação popular abismal. Como escrevi, ver-se-á.

Estado
Fechado para novas mensagens.