Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Depressões a NW da Galiza não obrigado, 100mm a norte e 5 a 10mm no Sul :disgust: , mas esse sonho para alguns já se foi

Como dizes e bem esse sonho para alguns já se foi, agora colocam mais para sul, mas também não é nada de especial, verdade que nsta altura é muito dificil as previsões, mas parece-me que o AA ainda nos vai moer bem.

Como dizes e bem esse sonho para alguns já se foi, agora colocam mais para sul, mas também não é nada de especial, verdade que nsta altura é muito dificil as previsões, mas parece-me que o AA ainda nos vai moer bem.
A saída das 00z do GFS estava um sonho para todo o país, já abaixo das 240h mostrava uma cut-off que daria muita e boa chuva para toda a região sul e depois até ás 384h sucessivas depressões. Na das 06z já só mostra AA, deve ser à vez. :huhlmao:Entretanto o ECM nesta nova saída não alterou nada, a única coisa que todos os modelos entram em sintonia é a continuação do AA. :hmm:

• Gosto
Reactions: joselamego
A saída das 00z do GFS estava um sonho para todo o país, já abaixo das 240h mostrava uma cut-off que daria muita e boa chuva para toda a região sul e depois até ás 384h sucessivas depressões. Na das 06z já só mostra AA, deve ser à vez. :huhlmao:Entretanto o ECM nesta nova saída não alterou nada, a única coisa que todos os modelos entram em sintonia é a continuação do AA. :hmm:
Infelizmente , em todas as saídas só se vê o AA a não levar um chuto ...cansa este sol , sol, saudades da chuva !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

A continuar assim vai ser muito complicado, já existem barragens a um nivel miserável.
Basta correr o Alentejo de uma ponta à outra para o perceber, o Rio Caia aqui em Arronches neste momento parece que já nem existe. Não há hortas e as pessoas começam a ficar preocupadas porque a comida para os animais para além de já se ter acabado à muito nos campos, também começa a escassear nos celeiros. Está critico mesmo.

• Gosto
Reactions: Teya e joselamego
Basta correr o Alentejo de uma ponta à outra para o perceber, o Rio Caia aqui em Arronches neste momento parece que já nem existe. Não há hortas e as pessoas começam a ficar preocupadas porque a comida para os animais para além de já se ter acabado à muito nos campos, também começa a escassear nos celeiros. Está critico mesmo.

Sim aqui pouco falta para cortarem a água para a regas, existem aqui perto dois açudes que simplesmente já desapareceram, é só já terra.

Basicamente todos os anos no início do Outono temos esta fase no fórum, em que as saudades da chuva e a teimosia do anticiclone fazem a malta desesperar...
Uns anos durante mais tempo, outros durante menos... :D

Agora fora de brincadeira. Tendo em conta a situação actual de seca, é mesmo preocupante se o padrão se mantiver muito tempo, e se o Inverno não vier a ser bastante chuvoso, especialmente para a metade Sul do país. Já falta muita água, e um Inverno seco será realmente preocupante, não só para as bacias hidrográficas, agricultura, mas também já a pensar numa potencial época de fogos terrível em 2018.

Mas não vale a pena sofrer por antecipação, pois sabemos que é perfeitamente normal em Setembro/Outubro termos tempo seco e quente. Tem sido cada vez mais frequente estes últimos anos é um facto. Mas estes inícios de Outono assim tanto já foram seguidos de Invernos secos como de Invernos fantásticos. Tudo ainda poderá acontecer no que diz respeito ao resto do Outono, ao Inverno, e à Primavera.

Também pelo lado oposto, em todos os anos que há este "drama", lembramos sempre anos como 2009/2010 em que até quase final do Outono foi uma pasmaceira e choradeira, e depois tivemos um dos Invernos mais épicos de sempre. O mesmo não extrapolar para ter muitas expectativas de um ano como esse é tão válido como a expectativa dramática de ser um Inverno horrível. Não vale a pena sofrer/festejar por antecipação e por "analogias". :)

Ainda assim, e isto pode ser um lugar-comum, e uma vez que estes padrões de dorsal/bloqueio tendem a ser algo persistentes, não deixa de ser relativamente senso-comum a sensação de preferir que persista agora do que em pleno Inverno. Dá sempre aquela ideia que se for agora, ainda vai a tempo de "quebrar" na altura certa. Mas esta sensação empírica pode ser um bocado enganosa, não sei...

Na verdade se olharmos para os últimos anos, o padrão (com mais ou menos desvios) tem sido muito parecido: o domínio da dorsal na nossa zona. Ora mais a Oeste, ora mais a Este, e com essas pequenas variações, apesar dos traços gerais serem parecidos, acabamos por ter períodos muito distintos tanto nos Invernos como nos Verões.

Claro que com a persistência do padrão de dorsal, há sempre o "fantasma" de a seca se prolongar. Infelizmente é uma hipótese bem válida, se ela persistir e se situar numa localização demasiado sobre nós, e se a zonal a Norte de nós se mantiver forte. Nesse caso a dorsal fica "contida" a sul e não saímos muito deste padrão.
Mas até pode persistir deslocada mais para Oeste e resultar num padrão de Norte bem mais interessante.
No caso de haver alguma quebra da zonal a Norte, sim, a dorsal pode degenerar em bloqueio a Norte e "virar tudo de pernas para o ar".
Resumindo...Pode acontecer muita coisa. Só com uma bola de cristal saberíamos o quê! :D

E só para não desanimar tanto a malta relembro 2 factos:

1) Alguns dos eventos (embora isolados) mais fantásticos de neve a cotas baixas em PT são geralmente associados a padrões destes, em Invernos chatos secos e amenos, em que em episódios esporádicos a dorsal se estica para Norte a Oeste da península e permite algum mergulho polar fantástico. São claro uma raridade, e no caso particular do nosso problema de seca, em nada resolvem, à escala sazonal;

2) Invernos mais memoráveis como o de 2009/2010 também geralmente começam assim, mas a certa altura alguma alteração mais drástica do padrão zonal mais a Norte permite a tal passagem de dorsal aqui a Sul para bloqueio a Norte. Mas aí claro, estamos dependentes de muitas outras "peças do puzzle". Podia-se tentar fazer analogias de teleconexões, anos análogos, etc etc. Mas de pouco valem. Na "teoria" algumas até poderiam estar a favor de desta vez o padrão de bloqueio a Norte ser mais provável, mas sinceramente a aleatoriedade é tão grande, que acho que nem vale a pena ir por aí, é pura "futurologia".

Resta aguardar, não desesperar, e porque não aproveitar os últimos cartuchos de Verão, fazer mais alguma praia, mais alguma actividade ao ar livre, etc.?
A chuva a seu tempo virá.. Muita ou pouca? Suficiente ou não? Veremos...

A ver se a malta anima, coloco as precipitações médias ( em milímetros por dia ) previstas pelo CFS nos próximos meses.

Nada de novo, mais chuva a Norte do que a Sul ( como é normal )

Outubro /2017:

cfs-5-10-2017.png

Novembro/2017

cfs-5-11-2017.png

Dezembro/2017

cfs-5-12-2017.png

Janeiro/2018:

cfs-5-1-2018.png

A ver se a malta anima, coloco as precipitações médias ( em milímetros por dia ) previstas pelo CFS nos próximos meses.

Nada de novo, mais chuva a Norte do que a Sul ( como é normal )

Outubro /2017:

cfs-5-10-2017.png

Novembro/2017

cfs-5-11-2017.png

Dezembro/2017

cfs-5-12-2017.png

Janeiro/2018:

cfs-5-1-2018.png

Muito otimista

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

• Gosto
Reactions: joselamego
Muito otimista

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Podem cair 200mm no norte e 5mm no sul que é tudo normal. :huhlmao:Esses mapas mostram bem isso. Se fossemos por aí era a repetição do inverno de 2015/2016. Pode ter sido excelente no norte mas não o foi no país todo. Vamos espera por melhores saídas!

Podem cair 200mm no norte e 5mm no sul que é tudo normal. :huhlmao: Sem comentários!

Ora lê lá bem o que escrevi, mais chuva a Norte que a sul, onde está a anormalidade? 200 mm a Norte, em certas regiões no Inverno é perfeitamente normal, 5 mm a sul no Inverno e seja em que mês e região for, é óbvio que não é normal, é baixo demais ( extremamente seco).. Continua esta disputa "estupida" entre Norte e Sul, no que toca a precipitações, como se isso fizesse algum sentido, cheira-me a "inveja"...será? É caso para dizer também...sem comentários..

• Gosto
Reactions: criz0r
Ora lê lá bem o que escrevi, mais chuva a Norte que a sul, onde está a anormalidade? 200 mm a Norte, em certas regiões no Inverno é perfeitamente normal, 5 mm a sul no Inverno e seja em que mês e região for, é óbvio que não é normal, é baixo demais ( extremamente seco).. Continua esta disputa "estupida" entre Norte e Sul, no que toca a precipitações, como se isso fizesse algum sentido, cheira-me a "inveja"...será? É caso para dizer também...sem comentários..
Snifa, tem calma, o Joralentejano é bom rapaz ...
Eu também sou do norte e estou dar aulas em Monchique, e sei bem que o norte tem mais chuva do que o sul...mas de facto o sul está a precisar mais , devido à situação das barragens!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.