Felizmente este tópico permite alguma conversa mais "fora do sério", seja em termos de desabafos, de brincadeiras, ou de discussões "ideológicas". Sempre foi esse o intuito quando foi criado, especialmente para evitar o "descambar" constante que existia nos tópicos mais sérios.
Infelizmente algum desse descambar continua. Quanto a isso, como já foi pedido muitas vezes, basta apenas algum espírito de auto-crítica por parte de todos, e pensar onde e quando postar em cada tópico:
- Isto aplica-se a não fazer posts de desabafo/chat/palha nos tópicos sérios;
- Mas também se aplica ao oposto - não colocar neste tópico posts/cartas que têm relevância e utiliadade para os tópicos mais sérios.
Basta um pouco de calma às vezes, e como disse, espírito auto-crítico antes de clicar no botão de publicar.
Mas atenção, também já foi dito aqui... Esta pasmaceira meteorológica não ajuda. É perfeitamente normal que com tanto marasmo, os posts de previsões e seguimento mais "sérios" estejam muito parados, e se debite muita informação menos relevante neste tópico livre. Certamente quando o tempo animar as coisas vão mudar, não tenho qualquer dúvida disso. Portanto, eu pessoalmente não acho que o tópico mate o fórum. O que está a aparentemente "matar" é a meteorologia em si, que nesta época nos dá muito pouco "sumo" para realmente discutir o que importa. Em breve esperemos isto volta ao normal!
Mas... Nessa altura, o tal bom senso e pensar duas vezes antes de postar, vão ser cruciais para manter a organização no fórum!
Acreditem que às vezes podemos parecer injustos, e até o podemos ser sem querer (é impossível agradar a gregos e troianos...), mas não é fácil gerir tantas opiniões diferentes e tanto tipo de conteúdos. Se já não é fácil agora neste marasmo meteorológico, imagine-se quando o fórum está agitado!
Daí os constantes pedidos de alguma "ajuda" e bom senso aos membros regulares, para nos facilitar este trabalho e ajudar o fórum a manter-se organizado.
Algo que não ajuda certamente é algum tipo de atitudes de pegar em qualquer mínimo tema de disputa (seja a seca, sejam os fogos, os modelos, os lamentos, as previsões do Stormy, o gato da vizinha, etc.) para criar discussões não saudáveis, que chegam ao ponto da disputa pessoal e do insulto. Esse tipo de atitudes é que não podemos tolerar, e infelizmente é recorrente, dando ideia que algumas pessoas procuram aqui no fórum e nesses assuntos pretexto para libertar frustrações ou irritações do foro pessoal. Essa é a nossa maior dificuldade de gerir, pois esse comportamento não depende de nós, mas sim do íntimo de cada um, e claro, acentua-se nestas alturas em que há pouca meteorologia para discutir, e qualquer "não-assunto" se torna em motivo de disputa para quem está nesse modo "agressivo".
Relativamente ao assunto do Stormy...E eu posso falar disto de consciência tranquila, pois apesar do membro em questão já nem participar aqui, continuo perfeitamente a manter contacto regular com ele...
Acho que ele próprio é o primeiro a assumir e a agradecer boa parte dos "ralhetes" que aqui levou. E é o primeiro a assumir que agora está muito mais maduro, e que na altura em que aqui começou a ser muito activo fazia imensas previsões exageradas e por vezes completamente disparatadas, típicas de muito entusiasmo e "wishcasting". Aliás, mesmo nessa altura, em conversas privadas com ele, percebia alguma frustração dele por falhar nessas situações, e sei que ele falhava não por querer necessariamente ser sensacionalista, mas porque estava a aprender baseado em coisas mais extremas como previsões de tempo extremo nos EUA, e fazia analogias directas (obviamente não funcionais) para o caso de Portugal.
Portanto, essa constante frustração pessoal que ele tinha, juntamente com as muitas chamadas de atenção que aqui levou (umas mais didáticas outras menos obviamente...) certamente o tornaram mais maduro e mais eficiente.
Que eu saiba, ele saiu mesmo para se dedicar ao seu projecto, não foi corrido daqui, nem saiu a mal, e está à vontade para participar se quiser.
Relativamente à "ironia" das suas previsões aparecerem agora aqui.. Como disse, se ele deixou de participar por iniciativa própria, e se mantém previsões regulares nas redes sociais, é uma fonte como outra qualquer para previsões e/ou opiniões. Desta forma não vejo qual a estranheza ou ironia de algum membro do fórum porventura aparecer com informação do BestWeather, tal como de qualquer outra fonte, desde que corretamente citada e no contexto adequado.
Portanto não vamos fazer deste assunto mais um motivo para "guerrinhas" aqui no fórum no meio desta pasmaceira meteorológica. Já bastaram as autênticas "guerras de clãs" pró e contra o Stormy que se geraram nessas alturas de maior disputa de opiniões, por vezes completamente absurdas...
Venha o Outono para nos dar coisas mais interessantes e construtivas para discutir!