guisilva5000
Super Célula
Temos que agradecer à Ophelia.
Provavelmente, nada disto aconteceria se ela não tivesse passado ao largo da costa.
Há aqui um misto de "feelings" quando leio esse agradecer...
Sim, sem a Ophelia provavelmente o Atlântico não agitava tão depressa, e não tínhamos estes eventos.
O problema é que nestes eventos.. Penso que temos de incluir o trágico dia de Domingo.
E mesmo que fosse mais um dia quente como muitos outros deste Outubro o foram "desligados" da Ophelia, este dia em particular foi muito ligado ao furacão, e sem a sua presença não teria havido de certeza aquele fluxo de Sul marcado que não só cortou a brisa que acontece em quase 99% dos dias em toda a faixa litoral a norte de Lisboa, como também a manutenção durante muitas horas do fluxo de ar quente e seco intenso que tornou as condições tão explosivas...
Parece-me claríssimo que sem a Ophelia tal tragédia não teria acontecido, meteorologicamente falando claro, dado o grau de excepcionalidade da sinóptica do dia em questão!
Exatamente aquilo que ia dizer, a Ophelia foi uma faca de dois gumes.
Às vezes isto do "destino" tem das suas. Não é que acredite ou desacredite, simplesmente depois do terror que tem sido este ano inteiro em termos meteorológicos, pensamos que não podia piorar mais.
Acho que podemos considerar o dia de hoje como uma nova esperança, aquele passar do "Cabo das Tormentas". Há muito trabalho a fazer neste país. Temos um prazo de 6-7 meses. Há que pôr as burocracias de lado e atuar, de uma vez.