As alterações nesta década são evidentes, só nao sabemos se a seguir vem anos mais frios ou com chuva mais normal e previsível, mas para quem como eu nasceu nos anos 80 e me lembro de como era a partir dai de 86 e nos 90, digo-vos que o que temos hoje é assustadoramente diferente. sempre houve anos de seca, mas anos mais normais se seguiam. É difícil por isto em qualquer coisa palpável pq infelizmente o que uma pessoa tem como certo não é traduzido em números, pq os números são interpretados de formas mto distintas dependendo que quem os lê.
lembro-me por exemplo, que até ao verão de sao martinho, todos os anos chovia dias sem parar, dias seguidos. geralmente chegava a chuva pela vindima (Alenquer é uma região com muitas vinhas) e havia sempre quem tentasse vindimar antes das primeiras chuvas. Em Outubro qdo andávamos na escola ja mta gente ia de gorro e luvas, hoje vão de calções os miudos até Dezembro. E Havia as cheias...Novembro num ano de cheia, podia ja significar caudais grandes dos rios...noutros anos era mais para Fevereiro até Abril. E o frio? Havia grandes geadas antes do natal, em Novembro tb já as havia, dependendo do ano. E duravam dias a fio..consistentemente.
E depois temos os Verões, que estranhamente pareciam-me mais quentes e sem esta nortada que dura meses. Havia muitas noites de calor intenso abafado em Agosto, estranhamente essas noites quase desapareceram.
Bem podia continuar por aqui a fora...mas, o que tenho a dizer é que aquelas pessoas que não acreditam nas alterações climáticas é pq não andam atentas ou pq já se esqueceram como era. Só ha duas hipóteses, ou estamos em cenário alterações verdadeiras, ou isto foi so uma flutuação normal e o clima volta a ser o que era na próxima década...porque estar diferente, ele está.