Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde,
Os meses vão-se passando e já estamos com o novembro á porta, o tempo segue como se estivéssemos em setembro, a falta de chuva e as temperaturas não são coincidentes com a época de forma alguma.
A semana passada estive na barragem do pego do altar na zona de alcácer e nunca me lembro de ver a água com os níveis tão baixos, é uma dor de alma.
Se não houver uma mudança radical deste padrão e seguirmos nisto de termos 2 ou 3 dias de chuva em cada mês, para o próximo verão antevejo uma catástrofe para a agricultura e a criação de gado.
De facto ainda temos pela frente o resto do outono e todo o inverno, posso estar daqui a uns meses a dizer que já chega de chuva, mas para já as indicações que temos não auguram nada de bom pelo menos no breve prazo.
Tenho assistido aqui a discussões sobre o que cada um deseja, nomeadamente aqueles que até gostariam de ter verão 365 dias por ano.
Felizmente o tempo não vai com desejos, sejam eles de chuva, frio, sol ou calor.
Neste momento creio ser ponto assente que todos desejamos a chuva e uma mudança de padrão duradoura e efectiva, mas quem assim não deseja está tão só a expressar a sua opinião que em nada vai influenciar aquilo que virá.

as secas aconteciam, mas não desta forma...não me lembro do ultimo ano em que choveu normalmente? Chuva a serio, 2010? Isto esta muito para alem do que é normal...esta seca é histórica e dura ja há vários anos...so chove uns dias em Outubro e depois uns dias em Fevereiro/Março..Abril águas mil??? :lol::lol: quando?? Ahh pois é bébé..

as secas aconteciam, mas não desta forma...não me lembro do ultimo ano em que choveu normalmente? Chuva a serio, 2010? Isto esta muito para alem do que é normal...esta seca é histórica e dura ja há vários anos...so chove uns dias em Outubro e depois uns dias em Fevereiro/Março..Abril águas mil??? :lol::lol: quando?? Ahh pois é bébé..
É de referir que a seca já dura à vários anos no sul, numas zonas mais que outras, este ano é grave em todos os sentidos mas há certos anos em que é apenas na agricultura e não é geral. O norte por exemplo teve um inverno 2015/2016 chuvoso, chegou a haver chuva extrema em alguns pontos do Noroeste e seca no sul, esse ano aqui nesta zona foi bom para a agricultura. Pelo menos por aqui, o último ano em que choveu normalmente que fosse bom para a agricultura, barragens etc foi 2013/2014 e lembro-me de ter começado a chover apenas no natal, novembro e grande parte de dezembro foram completamente a seco, 2014 foi o último ano em que a Barragem do Caia fez descargas, a partir daí foi sempre a descer.
O outono de 2014 foi bastante chuvoso também mas depois seguiu-se um inverno seco e o último abril, águas mil foi em 2016, o total mensal aqui foi superior a 100mm quando a média é cerca de 50/60mm, foi uma primavera bastante animada até.

Mas existem algumas dúvidas que o clima em Portugal mudou e está a mudar cada vez mais rapidamente ? Eu nasci no Algarve, barlavento, e por lá vivi até 1990. Em puto adorava brincar nas poças, levei muitas por chegar a casa todo encharcado :lol:. Recordo-me que a maioria dos Invernos chovia bastante, com ventos fortes e mar muito agitado que provocava enormes ondas a bater nas falésias, um espectáculo fabuloso. Os campos estavam verdejantes e as ribeiras fartas de água. Claro que existia um outro inverno mais seco. Compararem com agora, o Algarve tem cada vez mais secas,chuvas muito irregulares, com episódios de cheias pelo meio. Eu noto uma brutal diferença.
Eu já falei do mesmo há umas semanas atrás, também nasci e cresci no barlavento algarvio e sou da mesma opinião e ainda incluo as trovoadas que povoam a minha memória de infância. Vivo em Lx há anos suficientes para tb notar diferenças.

Só de pensar que amanhã vai voltar o inferno dos incêndios , quem tem culpa é o estado e o governo não fazem nada para evitar isto , vem os outros a trabalhar , bando de aldrabões . :mad:
Não digas isso nem a brincar... Como sabes que vao voltar os incêndios, és tu um dos incendiários e também pertences à rede?
Sim há condições para isso, mas isso não se diz nem a brincar amigo...

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Não digas isso nem a brincar... Como sabes que vao voltar os incêndios, és tu um dos incendiários e também pertences à rede?
Sim há condições para isso, mas isso não se diz nem a brincar amigo...

Eu nao sou incendiário , eu por acaso não estou a brincar , na semana passada tive familiares em risco nos incêndios , os terrenos da minha avo quase também queimavam , se eu fosse incendiário não ajudava os bombeiros contra os incêndios , amanhã as condições meteorológicas vão estar adversas para as zonas mais interiores , onde existe mais pinhal . :(

Só de pensar que amanhã vai voltar o inferno dos incêndios , quem tem culpa é o estado e o governo não fazem nada para evitar isto , vem os outros a trabalhar , bando de aldrabões . :mad:

Mas será que tu não tens noção das coisas que dizes ou gostas só de mandar postas de pescada para o ar??

Mas será que tu não tens noção das coisas que dizes ou gostas só de mandar postas de pescada para o ar??

Eu suspeito que o poster em questão é capaz de ser muito jovem. Pelo menos assim espero. Só isso explica...

Eu suspeito que o poster em questão é capaz de ser muito jovem. Pelo menos assim espero. Só isso explica...

Tenho-me abstido de comentar as intervenções deste forista porque, tal como a ClaudiaRM, espero que seja e sempre julguei tratar-se de alguém muito jovem. Se não for esse o caso, então fico seriamente preocupado.

Estado
Fechado para novas mensagens.