Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A 300 horas um potente anticiclone de 1040 hPa tem tanta probabilidade de ocorrer como um furacão de 970 hPa a fazer landfall em Lisboa.

Os modelos lidam muito melhor com o potente AA a 300h que com depressões, caso mostre um AA de 1040hpa é bem mais provável se concretizar do que uma depressão de 990hpa.. Mas é excelente ver os modelos a atirarem uma mudança radical por volta do dia 19/20 em diante.

Os modelos lidam muito melhor com o potente AA a 300h que com depressões, caso mostre um AA de 1040hpa é bem mais provável se concretizar do que uma depressão de 990hpa..

Assim concordo mais :D A 300 horas dificilmente os pormenores estarão certos.

No teu caso acho que é muito cedo para ficares entusiasmado. Para o centro sul a configuração atmosférica não é ainda muito favorável (felizmente há muito tempo para isso mudar).

Ainda vais a tempo de despromoveres o teu avatar para Rain Chaser :D

• Gosto
Reactions: joselamego
Deixem lá o AA, vamos-nos concentrar nisto :D

tempresult_yew4.gif

tempresult_iug2.gif

Assim concordo mais :D A 300 horas dificilmente os pormenores estarão certos.

No teu caso acho que é muito cedo para ficares entusiasmado. Para o centro sul a configuração atmosférica não é ainda muito favorável (felizmente há muito tempo para isso mudar).

Ainda vais a tempo de despromoveres o teu avatar para Rain Chaser :D
Depois daquilo que tem acontecido até agora, nem os do norte, nem do sul, nem de lado nenhum podem ficar entusiasmados. O ECM à um dia atrás previa uma cut-off mas agora prevê o quê? nada de especial. O GEM até ás 240h também nada prevê de especial, e o GFS já sabemos como é, para além de prever sempre o mais interessante para cima das 240h. Neste momento, não estou optimista, nem pessimista, a única solução é ir acompanhando porque ainda faltam 10 dias ou mais se continuar a ser adiado. Só já acredito em vendo, já lá vão 2 meses sempre a ver o mesmo e até agora o que é que tivemos de chuva desde setembro? cerca de 6 dias (falo na minha zona) em mais de 60, é triste pensar nisto, realmente. Sabíamos que o outono ia ser seco, mas nunca pensei que chegássemos a este ponto.

Última edição:
Depois daquilo que tem acontecido até agora, nem os do norte, nem do sul, nem de lado nenhum podem ficar entusiasmados. O ECM à um dia atrás previa uma cut-off mas agora prevê o quê? nada de especial. O GEM até ás 240h também nada prevê de especial, e o GFS já sabemos como é, para além de prever sempre o mais interessante para cima das 240h. Neste momento, não estou optimista, nem pessimista, a única solução é ir acompanhando porque ainda faltam 10 dias ou mais se continuar a ser adiado. Só já acredito em vendo, já lá vão 2 meses sempre a ver o mesmo e até agora o que é que tivemos de chuva desde setembro? cerca de 6 dias (falo na minha zona) em mais de 60, é triste pensar nisto, realmente. Sabíamos que o outono ia ser seco, mas nunca pensei que chegássemos a este ponto.

E que tal só olharem 1 vez por dia para os modelos?

Daqui a pouco sai o ensemble e mesmo que a depressão tenha desaparecido não significa nada. A tal distância pode aparecer e desaparecer.

Recapitulando...

De qualquer das formas, a saída operacional gradualmente vai ao encontro do ensemble (o tal cenário que abordei anteriormente) - Uma depressão a norte da PI. Qualquer perturbação a oeste de PT será um bónus.

O cenário mais provável continua a ser algo como uma depressão ligeiramente a norte da PI. Como tal, a chuva não deverá agradar a todos simultâneamente mas a meteorologia é mesmo assim.

A saída operacional a 240h do ECM, com uma depressão a oeste da PI, não tem muita sustentação.

ECM1-240_pyf8.GIF

E que tal só olharem 1 vez por dia para os modelos?

Daqui a pouco sai o ensemble e mesmo que a depressão tenha desaparecido não significa nada. A tal distância pode aparecer e desaparecer.
O desespero é tanto que é difícil não olhar para os modelos a cada saída, vimos isto a piorar cada vez mais e não há maneira disto mudar. Com estas mudanças que mostram, vamos sempre com a esperança de a mudança continuar lá mas infelizmente não é isso que acontece. Depois do evento de chuva no inicio do mês tive alguns dias sem olhar para os modelos porque sabia que ia encontrar sempre AA até ás 240h, entretanto, como membro assíduo deste fórum comecei a ler posts sobre algumas mudanças nos modelos e voltei a olhar para eles. Penso que a mudança será mesmo só depois de dia 20, tem sido quase sempre a partir desse dia que o GFS prevê as mudanças.
Uma coisa que o ECM e o GFS têm em comum nesta saída das 12z, uma depressão a WNW dos Açores, diferente em ambos mas está lá e que segundo o GFS viria em direção à PI, mas pronto, as esperanças são 0.
ECM
jb9zvQY.gif

GFS
pojLo0S.png

De qualquer maneira, vai ao encontro provavelmente da dita mudança prevista nas últimas duas semanas do mês, a partir de dia 20 principalmente. Vamos acompanhando!

p211.jpg
p311.jpg
p411.jpg

algumas zonas do continente até ao fim do mês, vão conseguir atingir perfeitamente as médias mensais de pluviosidade de novembro, não é um cenário tão dramático como se não tivesse caído nada, claro que para acabar ou mitigar em grande parte a seca isto não é nada, mas não creio que até ao fim do mês novembro vá-se caracterizar como um mês seco, quanto muito poderá ser nas regiões mais a interior.

• Gosto
Reactions: Mike26 e joselamego
O desespero é tanto que é difícil não olhar para os modelos a cada saída, vimos isto a piorar cada vez mais e não há maneira disto mudar. Com estas mudanças que mostram, vamos sempre com a esperança de a mudança continuar lá mas infelizmente não é isso que acontece. Depois do evento de chuva no inicio do mês tive alguns dias sem olhar para os modelos porque sabia que ia encontrar sempre AA até ás 240h, entretanto, como membro assíduo deste fórum comecei a ler posts sobre algumas mudanças nos modelos e voltei a olhar para eles. Penso que a mudança será mesmo só depois de dia 20, tem sido quase sempre a partir desse dia que o GFS prevê as mudanças.
Uma coisa que o ECM e o GFS têm em comum nesta saída das 12z, uma depressão a WNW dos Açores, diferente em ambos mas está lá e que segundo o GFS viria em direção à PI, mas pronto, as esperanças são 0.
ECM
jb9zvQY.gif

GFS
pojLo0S.png

De qualquer maneira, vai ao encontro provavelmente da dita mudança prevista nas últimas duas semanas do mês, a partir de dia 20 principalmente. Vamos acompanhando!

Boas, desde que sigo este fórum, que já aprendi muita coisa, mas ainda há certos assuntos que não domino ou tenho curiosidade.
Aprendi também algumas coisas com a minha estação, que desconhecia.
Porquê que aquela depressão, é este o nome certo? Está a azul sobre o Reino Unido e Irlanda e uma com 995 aparece a verde perto dos Açores? Tem a haver com temperaturas? Pensei que o "AA" estivesse sempre associado a cores alaranjadas, mas por exemplo aquele que está sobre a Gronelândia tem verde e azul, cálculo que seja da temperatura não sei...

Desculpem as perguntas:unsure:

Boas, desde que sigo este fórum, que já aprendi muita coisa, mas ainda há certos assuntos que não domino ou tenho curiosidade.
Aprendi também algumas coisas com a minha estação, que desconhecia.
Porquê que aquela depressão, é este o nome certo? Está a azul sobre o Reino Unido e Irlanda e uma com 995 aparece a verde perto dos Açores? Tem a haver com temperaturas? Pensei que o "AA" estivesse sempre associado a cores alaranjadas, mas por exemplo aquele que está sobre a Gronelândia tem verde e azul, cálculo que seja da temperatura não sei...

Desculpem as perguntas:unsure:

As cores correspondem ao geopotencial a 500hpa se não estou em erro, repara na legenda :)

Estado
Fechado para novas mensagens.