c0ldPT
Nimbostratus
Eu isso já tinha reparado, não sei é o porque das cores serem diferentes...
Então, cores diferentes indicam geopotenciais diferentes, por exemplo a cor amarela viva indica um Geop. entre 560 e 564.
Eu isso já tinha reparado, não sei é o porque das cores serem diferentes...
algumas zonas do continente até ao fim do mês, vão conseguir atingir perfeitamente as médias mensais de pluviosidade de novembro, não é um cenário tão dramático como se não tivesse caído nada, claro que para acabar ou mitigar em grande parte a seca isto não é nada, mas não creio que até ao fim do mês novembro vá-se caracterizar como um mês seco, quanto muito poderá ser nas regiões mais a interior.
Boas, desde que sigo este fórum, que já aprendi muita coisa, mas ainda há certos assuntos que não domino ou tenho curiosidade.
Aprendi também algumas coisas com a minha estação, que desconhecia.
Porquê que aquela depressão, é este o nome certo? Está a azul sobre o Reino Unido e Irlanda e uma com 995 aparece a verde perto dos Açores? Tem a haver com temperaturas? Pensei que o "AA" estivesse sempre associado a cores alaranjadas, mas por exemplo aquele que está sobre a Gronelândia tem verde e azul, cálculo que seja da temperatura não sei...
Desculpem as perguntas
O mês não acabou, mas o Outono será seco.calma, o mês ainda não acabou
Queria eu no meu julgamento de mais um mês seco, estar enganado e, de facto, a segunda quinzena de novembro ser chuvosa. Mas, concordo, não vejo nos modelos razão para euforias. Anticiclone sempre posicionado a favorecer bloqueios com as depressões a flanquearem-nos e a entrarem no Mediterrâneo ocidental. Há muito tempo que a circulação perturbada de oeste está bloqueada às nossas latitudes e, temo, (é apenas uma suspeição, não tem base científica) que só a espaços a vejamos restabelecida.Bom dia... parece que vamos entrar na reta final de Novembro a ZEROS em todo o território!
Vejo a 2ª quinzena tão balada a ir pró brejo tal como infelizmente já havia comentado aqui no Forum, confesso que não via modelos há uns dias, esperava que talvez assim houvesse alguma novidade, mas não há...
GFS até dia 20 a 0mm!
Este ano o Natal será diferente, não haverá bacalhau para ninguem, ou melhor água para demolhar o dito e as couve vão ter preços astromónicos... razão têm os alemães, a Europa começa nos Pirineus, asqui somos cada vez mais África.
Não tarda o nome do Estado será alterado de Portugal para AAland!
Ainda tudo na ilha da fantasia a mais de 300h.. Quase garantido que o sul e grande parte do Centro vai acabar seco este mês caso fosse como mostra o GFS.