Quando cerca de 97% da comunidade científica está em concordância quanto à existência de AG e que os humanos são responsáveis pelas alterações climáticas (e não é preciso ser um crente ferveroso), nem a opinião dos 3% vale de alguma coisa, quanto mais de gente que se baseia em conspirações.
Portanto, tendo em conta as declarações 'inteligentíssimas' do Trump, parece-me um nome apropriado porque eu chamaria pior.
Como é óbvio, o AG não é uma teoria mais um facto constatável há muito. É palpável, verificável e, para rematar, PREVISÍVEL.
Qualquer pessoa que "não acredite" no aquecimento global não tem para mim qualquer dignidade como ser humano, ie, um ser com inteligência de raciocínio básico. Uma pessoa que se considere inteligente e que não aceite o AG deve ter problemas de consciência pesadíssimos ou mentais até. Quem sabe.
Quanto às referências a Trump, eu que segui e sigo tudo o que ELE diz (e não os media), sei que ele ACREDITA NELE.
Trump foi apanhado um par de vezes a fugir a questões sobre o AG porque estava a fazer campanha em território interior onde as populações queriam é saber de novos postos de trabalho industriais.
Obviamente que quando o questionaram sobre essa temática tendo em conta as suas promessas de reabertura de centrais de produção energética a carvão etc., teve de dizer aquilo que as pessoas queriam ouvir.
Contudo, qualquer pessoa que pensar que Trump não acredita no aquecimento global tem dois problemas:
1- Nunca ouviu o que Trump disse repetidamente sobre a forma de se combater o mesmo,
2- Deve ser muito ingénuo ao ponto realmente acreditar que uma pessoa tão poderosa e com negócios que podem ser severamente afectados pelo AG, esteja em negação sobre esta realidade.
Eu, que não como CNN às colheres nem me transformei nos últimos anos num carneirinho que retira a informação da TV generalista (que só apresenta as narrativas que mais audiência dão independentemente da justiça e precisão da mesma), ouvia os discursos de Trump durante a campanha dele assim como as sua intervenções quando reuniu os maiores líderes industriais Americanos, Elon Musk e outros incluídos.
A verdadeira posição de Trump sobre o aquecimento global, aquela que OS NOSSOS MEDIA NÃO RELATAM PORQUE AS NÃO POLÉMICAS NÃO VENDEM TANTO COMO A DEMONIFICAÇÃO, consiste simplesmente nos seguintes pontos:
1- O aquecimento global é uma realidade,
2- A quantificação do AG é ainda impreciso e subjectivo dependendo de quem se questionar,
3- O tratado de Paris foi um embuste onde líderes inocentes à procura da utopia foram durante uma semana comer e beber do bom e do melhor em hotéis 5*. Dali saíam embalados com a sensação de estarem a mudar o mundo e assinaram um acordo absolutamente inacreditável pois TODA A GENTE SABIA que ninguém o iria cumprir pelo simples factos das metas serem impossíveis e de, ironicamente, não haver quem fiscalize e obrigue / penalize qualquer das nações caso não o fizessem.
4- Resumindo, esse tratado foi elaborado por almas românticas despegadas da realidade e que, com isso, fizeram a humanidade perder anos preciosos. Note-se que Trump não destruiu o acordo de Paris. Apenas foi o 1º a dizer que era uma besteira inqualificável que não resolve nenhum problema para além de causar vários outros.
5- A filosofia de Trump sobre as soluções para o AG, concorde-se ou não com elas, são tanto ou mais válidas do que as do acordo de Paris. Segundo ele, é necessário:
- Uma economia forte para poder haver investimento,
- Uma capacidade de investimento forte dos privados em novas tecnologias,
- Uma economia não amarrada a cortes energéticos para permitir esse crescimento,
- Uma consciencialização da população de que NINGUÉM OS PROÍBE DE FAZEREM AS SUAS ESCOLHAS INDIVIDUAIS SENDO QUE NÃO CABE A UM ESTADO LIVRE OBRIGAR AS PESSOAS A VIVEREM DE X OU Y MODO,
- Uma resposta dos mercados (das opções individuais de nós próprios) positiva às novas tecnologias criadas por esta indústria e economia saudável,
- Se as pessoas QUISEREM COMPRAR e a tecnologia FOR EFICIENTE, EFICAZ E LUCRATIVA, o modo de vida ocidental (e consequentemente do resto mundo por cópia e inspiração, como Trump especificou de forma patente ao glorificar a liberdade da economia) mudará naturalmente pois, o dinheiro, é o maior motor de desenvolvimento possível sendo bem mais rápido e consensual que cortes, bloqueios e obrigações autoritárias.
Por outras palavras, o que Trump realmente disse é quase o oposto do que se repete por aqui. Ele efectivamente chegou a fazer aquele malabarismo do embuste da China pois estava numa de malhar neles por causa do défice externo e do facto dos USA despenderem biliões em formsa de travar as emissões quando, a China, não o fazia ficando assim em vantagem competitiva por causa de um tratado que ninguém cumpre e que, por arrasto, limitava a saúde da economia resultando na menor capacidade de investimento das empresas.
Goste-se ou não de Trump, e ninguém com certeza gostará ou odiará tudo sobre ele, esta narrativa é quanto a mim muito mais TERRA à TERRA.
De facto, como já se disse aqui, a tecnologia existe. O maior e ÚNICO entrave à mudança do nosso estilo de vida não está em Trump ou no nosso governo mas sim EM NÓS MESMOS que não investimos nem um cêntimo no nosso próprio impacto de carbono.
Em vez de comprarmos um BMW comprava-se um híbrido e punha-se uns paneis solares. Em vez de um 2º carro para usar meia dúzia de vezes, uma scooter pouco poluente faria o mesmo. Plantar árvores anualmente para "pagar" as nossas emissões? Tá quieto. Mudar as nossas opções como consumidor tanto a nível energético como moral e ético? Pois sim, só de vez em quando lá pelo Natal.
I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change
Michael Jackson.
Deixemo-nos de culpar os Trumps desta vida pelas NOSSAS opções. Os governo correntes deram-nos a liberdade de tomar decisões. Existe tecnologia e liberdade. Culpar os governos é pura cobardia de todos nós.