É a última vez que falo de direitas e esquerdas pois isso não é um fórum político.
Termino dizendo apenas que não existe "populismo". Este termo é usado por pessoas arrogantes que se consideram acima da vontade do povo.
Populismo, por definição, tende a ser política que vai de encontro ao que o povo quer ouvir. Ou seja, e isso é um FACTO e não uma opinião, todos os partidos são populistas.
Se Trump tem a alcunha de "Populista" por se dirigir à classe trabalhadora dos USA, então o que era Hilary Clinton quando se dirigia à costa Oeste e Este centrando-se em assuntos como os direitos gay e aborto quando, TODA A GENTE SABE QUE ELA ATÉ ENTÃO TINHA FEITO CARREIRA CONTRA O CASAMENTO GAY E CONTRA O ABORTO.
Está em vídeo, em áudio, em cartazes, EM TODO O LADO.
Como podes ver, todos os políticos são "populistas" porque se dirigem AO SEU ELEITORADO sobre assuntos que ELES QUEREM VER RESOLVIDOS. Na perspectiva oposta, será sempre populismo.
Quase sempre, esse termo é usado negativamente por pessoas que, como disse, se consideram acima dos restantes e que tem dificuldade em aceitar outros pontos de vista.
Um aviso que faço: Quando ouvires um narrador a criticar o outro de Populismo, apaga a TV pois estás a dar tempo de antena a um hipócrita provavelmente mal intencionado.