Seguimento Meteorológico Livre 2017

  • Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
HGMaCHx.png

Já de vez, a fonte.
 
A assimilação de dados satélite por partes dos modelos na última década diminuiu significativamente o gap entre as saídas 6/18z em relação às 0/12z do GFS mas esse gap continua a existir por causa das radiosondagens.
Em teoria o pior GFS é o das 6z, seguido do das 18z, 12z e o mais fiável é o das 00z. O 18z hoje em dia é melhor que o das 6z apenas porque há observações de radiosondas que não chegam a tempo de ser assimiladas no 12z e acabam por só aparecer no GFS das 18z, um atraso que não ocorre por exemplo no ECMWF que é um modelo de assimilação de dados mais lenta.
As observações meteorológicas via mensagens ACARS dos aviões sofrem do problema de nível, apenas registam a temperatura num nível da atmosfera, sofrem dum problema de calibração, os erros são muito mais do que seria desejável, e sofrem do problema de rotas, como havia antigamente com as observações feitas por navios do qual a meteorologia dependia. É relativamente reduzida a faixa por onde voa o grosso, 90%, da aviação no Atlantico Norte e o total de observações pode ser bastante enganador.
Mas as saídas 6/18z são muito úteis no curto prazo, seja para neve ou trovoadas, geralmente tem uma perfomance superior às antecedentes 0/12z. Mas no médio e longo prazo tendem a errar mais.
 
Última edição:
Boa Run com a chuvinha boa no Fim de Semana, o frio forte apenas quarta a sexta... depois ando é a ver o maldito AA a querer nos cair em cima de novo para o final do mês
 
  • Gosto
Reactions: james
Má saída do GFS: corta no frio, corta pela segunda vez consecutiva no possível evento isolado do fim de semana ( geralmente quando o GFS começa a cortar nunca mais pára) e regresso de seguida do AA em força para a posição que tem estado durante todo este Inverno, o que a confirmar - se nos daria mais umas semanitas de marasmo.
E o ECM também não está famoso.

Quando eu vir nos modelos uma série consecutiva de dias com previsão de chuva na previsão significativa, de probabilidades de precipitação > 40% e vento predominante do quadrante oeste, aí sim, estará em curso uma mudança de padrão.

Agora, enquanto eu vir o AA a rondar e entrar em braço de ferro com outras sistemas, já se sabe que o AA vence sempre com maior ou menor dificuldade, não vale a pena ter grandes ilusões.
É assim e sempre foi o nosso clima.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.