luismeteo3
Furacão
O meu medo é que se repita... vimos uma coisa parecida à pouco tempo na Grécia.
Imagino a dor de quem viveu isto para que nem sequer querer falar disto.Foi de tal maneira que as próprias pessoas que viveram isto não falaram... ficaram tão traumatizados que não falaram mais disto. Na minha família nunca se falou disto.
A minha família morava em Algés de cima... a única coisa que sei é que nos dias seguintes as pessoas iam para a foz do Tejo ver os cadáveres passar...Imagino a dor de quem viveu isto para que nem sequer querer falar disto.
Preciso da vossa preciosa ajuda..
Vou fazer uns trilhos de btt pela Serra do marao no próximo dia 1 de dezembro.
Estou reticente quanto a temperatura e vento...
O vento é um fator a ter em conta já que condiciona muito a praticá de btt!
Se puderem ajudar relativamente às condições metereologicas agradeço!
Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Nunca cheguei a perceber afinal que quantidade de chuva caiu...Sobre as cheias de 67, eu que sou de Alenquer, mesmo tendo nascido mais de 15 anos depois, ainda ouvi muitas historias sobre essa noite...ha pessoas que ainda hoje, quando começa a chover entram em pânico por reviver o dia. A minha mãe era adolescente(13 anos) e andou a ajudar a limpar as lojas e viu muita gente morta, contou-me coisas horríveis pq ninguém avisou as pessoas que vieram ajudar, que ainda havia gente morta na vila. Enfim, eram outros tempos. Na vila está assinalada a altura da cheia e atinge o primeiro andar das casas na baixa. Foi durante a noite e morreram 66 pessoas. A namorada do meu pai na altura, morreu na inundação em Quitas (aldeia mártir a poucos kms de Alenquer), por isso este episódio sempre se contou na família. Outros vizinhos tb sempre falaram sobre esta cheia que marcou muito todo o Concelho de Alenquer, que sempre foi terra de cheias, mas nunca com tantas vitimas como neste ano.
Ha tempos coloquei nos eventos históricos a lembrar a data: https://www.meteopt.com/forum/topico/arquivo-de-eventos-historicos.1560/page-23
CHEIAS 1967Nunca cheguei a perceber afinal que quantidade de chuva caiu...
Vamos subir ais 1415 metros ja la estive com uma ventania brutal...500 metros abaixo o vento não era tão intenso!Tempo seco, mas vai estar frio o vento vai ser fraco a moderado.
Não foi assim tanto... obrigado!CHEIAS 1967
2016-11-24 (IPMA)
Na noite de 25 e madrugada de 26 de Novembro de 1967, há 49 anos, uma grande tempestade assolou o país. Na região da Grande Lisboa, mais de 500 pessoas perderam a vida, perto de 900 foram desalojadas e verificou-se um sem número de danos em infraestruturas, nomeadamente pontes, estradas e edifícios de diversa natureza.
A passagem de um sistema de baixa pressão sobre a região caraterizado por uma forte convecção e forte instabilidade, associada a uma atmosfera rica em vapor de água, traduziu-se num evento extremo cuja quantidade de precipitação registada num período de 4 a 9 horas foi compatível com um período de retorno superior a 100 anos.
A precipitação total ocorrida foi observada essencialmente num período de 5 horas, o que em algumas estações correspondia ao seu valor médio mensal.
A estação de São Julião do Tojal em 5 horas registou 110,6 mm (entre as 19 e as 24h), tendo tido um pico de 30 mm entre as 22 e as 23h da noite de 25 de novembro. Nessa noite, entre as 21 e as 22h, foram registados 42 mm em Sassoeiros, 60 mm no Monte Estoril e 33 mm em Sintra/Pena.
A elevada quantidade de precipitação originou este evento de cheias rápidas (as chamadas flash floods), no entanto o que o tornou num dos mais mortíferos em Portugal, foi principalmente a construção inadequada em leitos de cheia e a coincidência com a hora de pico da maré alta.
A maior parte das vítimas, residente ao longo de bacias de pequenos rios e ribeiras da região, muitas em habitações precárias e clandestinas, foi apanhada durante o sono, o que se traduziu num aumento substancial de mortos e desalojados.
Este evento corresponde ao segundo mais intenso de precipitação em 24h para a área da grande Lisboa entre 1950 e 2008, com uma média de precipitação de 86 mm. O evento mais intenso de precipitação na mesma área ocorreu em 1983 com média de precipitação de 95 mm, porém com impacto consideravelmente menor.
https://www.ipma.pt/pt/media/notici.../media/noticias/arquivo/2016/cheias-1967.html