Charlie Moreira
Cumulonimbus
AEMET a prever cotas de neve acima 600 M para norte!
Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Quando ?AEMET a prever cotas de neve acima 600 M para norte!
SabadoQuando ?
Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Mas para Espanha ? Ou atingirá também as serras do interior de Portugal ? Na saída do GFS não se prespectiva nada para Portugal !Sabado
O GFS anda a meter-se no medronho. Cerca de 75 mm para dia 11.
Aqui vai medronho para todos!O GFS anda a meter-se no medronho. Cerca de 75 mm para dia 11.
Essa saída ainda é das 12z, a das 18z está a começar a sair agora. Até ao momento, o GFS é o único que prevê chuva decente até ás 240h portanto ainda não lhe podemos dar crédito mas o que é certo é vai insistido, veremos!Saída (menos fiel) das 18h GFS a aumentar o acumulado a +240h:
Ups, li nas primeiras cartas 18Z mas esqueço-me sempre que a longo prazo demora mais tempo a sair.Essa saída ainda é das 12z, a das 18z está a começar a sair agora. Até ao momento, o GFS é o único que prevê chuva decente até ás 240h portanto ainda não lhe podemos dar crédito mas o que é certo é vai insistido, veremos!
Saída do GFS 18z péssima até agora, de qualquer forma não lhe dou crédito nenhum visto que esta saída é conhecida por ser muito pouco fiável veremos as de amanhã.
Nunca achei a saída das 18z assim tão pouco fiável como a pintam. Não é tão fiável como a das 00z, nem esta é tão fiável como qualquer saída do ECMWF, mas geralmente, e ainda há 3 dias ocorreu isso, quando o GFS começa a modelar mais correctamente aquilo que vai acontecer de facto, é na saída das 18z que começa a dar um "cheirinho", para depois ser confirmado às 00z.
Neste caso, andou a disparatar o dia todo com uma depressão a sudoeste de Portugal continental, agora às 18z mantém essa depressão, mas mais longe e com muito menos importância, muito provavelmente às 00z essa depressão já não existirá.
Temos ECMWF, GEM e JMA de acordo com fluxo de Noroeste com alguma chuva a partir do próximo fds, e amanhã o GFS também deverá mostrar algo do género.
Para mim o modelo mais credível é o ECM...Sim o ecm é muito mais fiável a meu ver por isso o mais certo é termos esse fluxo de Noroeste a trazer alguma instabilidade vamos ver ainda falta algum tempo.