É verdade, também eu fiquei espantado com essas previsões tão antecipadas (e o Rozzo bem que nos avisou que eventos generosos (em chuva), podem surgir rapidamente do «nada») e mal acabou a Ana, ainda nem vamos a metade do mês, já há quem faça previsões de que o restante mês de Dezembro vai ser seco.
É? Eu fiz essas previsões e não estou arrependido de a ter feito. Então, na região sul em 15 dias da 1° quinzena, 14 foram secos. Não conto sequer com quinta nem sexta porque não vai ser nada de jeito, se não fosse a Ana essa chuva molhava os solos por cima e no dia a seguir já estava tudo seco outra vez.
Em mais de 70 dias de outono, choveram menos de 15 por cá e até ao natal fico com a minha opinião acerca de termos tempo seco. O GFS antes deste evento, ainda previa algo sempre acima das 240h e agora o que prevê? Apenas qualquer nas 384h em todas as saídas mas dali não passa.
No sul, as barragens continuam sem receber qualquer água, aqui na minha zona as ribeiras só correm porque nascem na serra, a única coisa que poderá aparecer com mais força é alguma erva.
Basicamente, esta chuva serviu para enxurrar ribeiras e pouco mais, grande parte já devem ter secado.
23.9mm no total do evento
78.3mm desde setembro, quando o normal já era para ter mais de 200mm
Se continuarmos com este regime de chuvas apenas por 1 ou 2 dias, estamos bem tramados. No inverno passado foi igual e neste momento, estamos como estamos.