Seguimento Meteorológico Livre 2017

• Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Só uma achega aos dados, certamente correctos para a EM do Aeroporto.

Em 7/8 de janeiro de 2015 houve a advecção de uma massa de ar, bastante arrefecida, do vale do Tejo sobre a parte mais oriental de Lisboa (o que é frequente, aliás), com valores entre 0 e 1º C.

Na manhã de 8 a temperatura esteve muito baixa e só começou a subir por volta do almoço, quando o nevoeiro dissipou. A estação do IS Técnico (situada no topo de um edifício de 43m...) registou uma mínima de 1º, que era corroborada pelos termómetros de rua e dos automóveis. Ver em http://meteo.tecnico.ulisboa.pt/obs/history/temp/daily/2015/01/08.

Provavelmente esta massa de ar frio não atingiu o Aeroporto, o que também é normal.

Abraço

Mínimas absolutas em Lisboa nos últimos anos (IPMA-Boletins):

2016: 4,1ºC
2015: 2,4ºC
2014: 4,0ºC
2013: 2,6ºC
2012: 2,7ºC
2011: 4,0ºC
2010: 2,9ºC
2009: 2,1ºC
2008: 5,4ºC
2007: 2,6ºC
2006: 1,9ºC
2005: 2,9ºC
...

Há muito tempo que não baixa de 1ºC

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Para o pessoal das apostas..hoje muitas mínimas ocorrerão ao final do dia. Estar á espera de inversões com vento moderado é quase como eu estar á espera de precipitação nestes dias, se bem que na última da hora o GFS aposta tudo naquela cut-off vinda de Espanha..a ver vamos...

Diabo de tempo! Nao ha quem suspenda o inverno por decreto ou que o retangulo se descole deste continente e desça para os tropicos?
Disse alguem com sabedoria que o dinheiro so serve para nos mudarmos para climas quentes conforme a saison. Mas com mais sabedoria devia saber que o dinheiro eh mais importante para podermos dispensar aturar algumad pessoas.
O frio so existe mesmo para acender a lareira. La se vai mais uma nota forte, para quem as tem...
Vou para praia que por aqui basta sol para estar la em fato de banho - so uns turistas do norte eh que se atrevem a ir ao banho..
Ate no norte europeu se passa menos frio que aqui com as casas todas geladas.
Rais parta o frio.

Resta apenas acrescentar que em Tras os Montes mal chove desde finais de Maio do ano passado, caminha para 9 meses... com temperaturas sistematicamente acima da média, um verão quente e longo, incêndios florestais... está tudo seco... os rios congelam? Claro... são autenticas poças de água parada, não têm caudal... isto é desesperante.

No Minho idem aspas.

Esta anomalia, quer na precipitação quer na temperatura, está a atingir principalmente o Norte. Tendo em conta as normais climatologicas de cada região do país, como é evidente.

E já lá vão quase 9 longos, penosos e infernais ( em parte) meses de anomalia.

Arriscaria mesmo dizer que é um dos maiores bloqueios da circulação atlântica no Norte das últimas décadas.

Tenho a mesma opiniao do que o flaviense 21 na minha zona so choveram 20 mm se tanto este mes vai terminar extremamente seco isto e preocupante ainda para mais nos meses onde e suposto chover mais, ou o fevereiro vem com muita chuva mesmo muita chuva ou a situacao vai ficar gravissima este tempo entristese me bastante maldito anticlone nao ha maneira de se ir embora

Esta era a situação a 31-12-2016, neste momento deve estar pior.

mrrpe_agro.jpg

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Ainda tinha uma esperançazinha que do céu caísse alguma coisa no fim de semana para o litoral norte mas os modelos cada vez estão piores...
Fica para fevereiro.. .ou não...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Ainda tinha uma esperançazinha que do céu caísse alguma coisa no fim de semana para o litoral norte mas os modelos cada vez estão piores...
Fica para fevereiro.. .ou não...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Um dia isto acaba... disso não há duvidas e quando acabar será para estragar o pouco que resistiu à seca...
Os centeios por exemplo já parecem condenados... simplesmente não crescem... isso significará escassez de farinha e isso significará aumento do preço do pão... as leguminosas já de si caríssimas no ano passado parecem ter a mesma fatalidade este ano, fruta a mesma coisa... vai ficar tudo caríssimo.

• Gosto
Reactions: joralentejano
Um dia isto acaba... disso não há duvidas e quando acabar será para estragar o pouco que resistiu à seca...
Os centeios por exemplo já parecem condenados... simplesmente não crescem... isso significará escassez de farinha e isso significará aumento do preço do pão... as leguminosas já de si caríssimas no ano passado parecem ter a mesma fatalidade este ano, fruta a mesma coisa... vai ficar tudo caríssimo.
Já para não falar do preço da agua que em alguns locais vai subir de certeza, a minha zona deve ser uma delas, no estado em que a barragem está não há dúvidasas pouca gente o sabe pois ninguém lá vai ver. Os animais praticamente só comem terra em alguns locais, nem nos campos cultivados e semeados a erva cresce pelo o contrario está a ficar amarela devido às geadas e à falta de chuva. As piores consequências ainda estão para vir e não é só na agricultura.

Não tenho postado muito do Fórum, mas "reporto" desde Madrid, Espanha.

Este inverno tem sido fiascos atrás de fiascos. :facepalm: Hoje está bastante frio sim, mas nada que justifique o alarmismo feito aqui nos media. :facepalm:

Inverno horroroso, pouquíssima chuva, frio mais ou menos, mas nada de especial e neste momento há nevadas no Sudeste Peninsular (zona de Alicante), chuvas no Sul (Málaga e afins), enquanto em Madrid o céu de tal forma limpo que eu desde o 9º andar no escritório não vejo uma única nuvem no horizonte. :buh: E falamos de um 9º andar bastante no centro com uma vista panorâmica com um grande alcance.

Enfim, espero que isto mude, até porque não chove há mais de 1 mês e meio aqui. :rolleyes:

• Gosto
Reactions: MSantos
Acho curioso falarem já em fiascos (virou moda) quando está a acontecer tudo dentro da normalidade e o frio nem sequer entrou ainda (está a começar). Mesmo algumas mínimas poderão ainda ser batidas no dia de hoje.
Concordo.
Basta haver um pequeno desvio do que estava previsto para ser logo considerado fiasco...
O que estava previsto:
FLPGGH7.jpg

O que aconteceu:
1ugeBSO.jpg

1f5sNCv.jpg

O gfs até esteve bastante bem...

Última edição:
as condições estão cá... a máxima do dia já foi (9ºC)...

agora é ver no satélite se existe alguma precipitação.

a Foia tem 2,4ºC aos 900m e o vento começa a enfraquecer.

• Gosto
Reactions: Dias Miguel
Estado
Fechado para novas mensagens.