JoaoCodeco
Nimbostratus
Que dizem da agitação marítima para quinta-feira????
Eu apostava no Rio Lima(Ponte de Lima) e Rio Vouga(Albergaria-a-Velha e Águeda ). Só não acrescento o Mondego porque a barragem da Aguieira está com uma capacidade de encaixe enorme.Ora bem isto cheira-me a cheias para os sítios do costume... Não?!
Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
A sul estäo todas vazias, a norte acho que apesar da situação estar melhor também esta tudo com grandes capacidades de encaixe, o que deve evitar qualquer cheia de maior.Eu apostava no Rio Lima(Ponte de Lima) e Rio Vouga(Albergaria-a-Velha e Águeda ). Só não acrescento o Mondego porque a barragem da Aguieira está com uma capacidade de encaixe enorme.
Eu apostava no Rio Lima(Ponte de Lima) e Rio Vouga(Albergaria-a-Velha e Águeda ). Só não acrescento o Mondego porque a barragem da Aguieira está com uma capacidade de encaixe enorme.
Desconhecia essa técnica de colocar pedras para segurar as telhas! Está planeado ir aos açores, mas se calhar é melhor ir numa altura que desse para passear eheheh.Aqui na ilha Graciosa, uma boa parte do casario é de telha tradicional. Costumamos colocar pedras em cima dos telhados exactamente para o vento não nos levar as telhas, e olha que não é assim tão fácil rajadas de 120-130km/h fazerem voar telhas.
Mais fácil por aqui caem árvores do que telhados a voarem.
Na Terceira e em São Miguel que são as maiores ilhas, há mais ocorréncias, porque as ilhas são maiores e mais populosas. (São Miguel principalmente).
Em relação á ondulação, já estamos volta e meia habituados com elas. Basta seguir os mandamentos do costume da P. Civil e "tá amodes".
Mas se queres sentir o que é vento a valer, aproveita as tarifas da Ryanair e vem cá ver com teus próprios olhos
De qualquer das formas, boa sorte aí para os vossos lados!
Por acaso não tinha ido ver o nível do Alto Lindoso tinha a ideia que andava perto dos 50%. Vendo as previsões em que se prevêem entre 250mm a 300mm em 4 dias na região e tendo em conta o que tinha acontecido no ano passado em que encheu rápido pensei que este ano acontece-se o mesmo.Alto Lindoso ainda encaixa 34 mts de água. Esta a 27%.
As 2 barragens espanholas na mesma situação.
O Douro diria que ainda é muito cedo para isso, ainda não choveu e mesmo o que está previsto não me parece que seja o suficiente para isso.A zona de água e Vouga sofre bastante com as chuvas...na régua o Rio também irá galgar as margens.
Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Acho que há aqui um mal entendido entre o termo "cheias" e "capacidade de retenção hídrica dos solos".
Poderá haver cheias sim, porque apesar dos solos estarem secos, basta chover em grande quantidade num curto espaço de tempo para que grande parte dessa chuva vá parar diretamente aos rios.
Ainda por cima, se a chuva incidir sobre solos que foram fustigados pelos incêndios, a retenção hídrica torna-se quase nula.
Veremos o que acontece...
Enviado do meu E5823 através de Tapatalk
Acho que há aqui um mal entendido entre o termo "cheias" e "capacidade de retenção hídrica dos solos".
Poderá haver cheias sim, porque apesar dos solos estarem secos, basta chover em grande quantidade num curto espaço de tempo para que grande parte dessa chuva vá parar diretamente aos rios.
Ainda por cima, se a chuva incidir sobre solos que foram fustigados pelos incêndios, a retenção hídrica torna-se quase nula.
Veremos o que acontece...
Enviado do meu E5823 através de Tapatalk