![]()
Numa perspetiva de curto prazo torna-se cada vez mais provável que o José fique durante algum tempo parado a norte/noroeste das Antilhas pequenas.
Querem ver que tenho de marcar na Ryanair uma viagem aos Açores para essas datas?![]()
Segundo a meteorologista Rita Mota, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, foi registada na estação do aeroporto da Horta, na ilha do Faial, uma "rajada máxima de 150 kms/hora entre as 20:30 e as 21:00 locais".
Segundo o IPMA, em São Miguel registou-se uma rajada máxima de 140 km/h na estação do Aeroporto pelas 15h00. A rajada máxima registada no arquipélago foi de 141 km/h na Graciosa pelas 16h00. Na Horta a rajada máxima registada foi de 133 km/h no Observatório pelas 14 horas e em Angra do Heroísmo foi de 119 km/h pelas 17 horas.
Entretanto, uma rajada de vento que ultrapassou 170 quilómetros por hora foi registada esta noite no Parque Eólico de Santa Maria, confirmando a força do vento que está a atingir esta ilha dos Açores na sequência da passagem do furacão Gordon.
Ventos fortes e até 30% mais fortes no topo das montanhas e nas encostas viradas ao vento, do que à superfície, com rajadas até 130 km/h no grupo oriental e até 170 km/h no grupo central;
Acho que sai mais barato esperares por uma ciclogénese explosiva no inverno. A intensidade dos ventos (rajadas nos 140/150 km/h) e a ondulação geralmente não difere muito dos furacões cat. 1 muito enfraquecidos ou já em transição que chegam às ilhas.