Seguimento Meteorológico Livre 2017

  • Thread starter Thread starter james
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Os ensembles do GFS lá vão indicando um eventual ciclone tropical para o meio do mês. Por agora são apenas devaneios e os cenários mais gravosos estão sempre a ser adiados.

graphe_ens4_oxk6.gif


---

Cá ficam as pérolas :D

tempresult_ctf8.gif


tempresult_wnv8.gif
 
3F2DzV8.gif


Numa perspetiva de curto prazo torna-se cada vez mais provável que o José fique durante algum tempo parado a norte/noroeste das Antilhas pequenas.

As previsões estão a ficar bem mais exóticas aqui para as nossas paragens :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
iltDQnq.gif


x5bzz3C.gif


Onde está o AG?

Os ciclones tropicais não são, pelo menos por agora, uma boa medida para avaliar o fenómeno.
 
Última edição:
Como é que ainda ninguém se lembrou de criar uma empresa turística para ver os olhos dos furacões? :D

Querem ver que tenho de marcar na Ryanair uma viagem aos Açores para essas datas? :D

Acho que sai mais barato esperares por uma ciclogénese explosiva no inverno. A intensidade dos ventos (rajadas nos 140/150 km/h) e a ondulação geralmente não difere muito dos furacões cat. 1 muito enfraquecidos ou já em transição que chegam às ilhas.

Bem sei que a sensação não é a mesma mas em termos práticos isto não é terra de ciclones tropicais.
 
Dez 2016:

Segundo a meteorologista Rita Mota, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, foi registada na estação do aeroporto da Horta, na ilha do Faial, uma "rajada máxima de 150 kms/hora entre as 20:30 e as 21:00 locais".

Dez 2015:

Segundo o IPMA, em São Miguel registou-se uma rajada máxima de 140 km/h na estação do Aeroporto pelas 15h00. A rajada máxima registada no arquipélago foi de 141 km/h na Graciosa pelas 16h00. Na Horta a rajada máxima registada foi de 133 km/h no Observatório pelas 14 horas e em Angra do Heroísmo foi de 119 km/h pelas 17 horas.

Mas vá, dou de barato. O furacão traz mais imprevisibilidade.

2012:

Entretanto, uma rajada de vento que ultrapassou 170 quilómetros por hora foi registada esta noite no Parque Eólico de Santa Maria, confirmando a força do vento que está a atingir esta ilha dos Açores na sequência da passagem do furacão Gordon.

2016 (previsto mas a rajada observada não ultrapassou os 110km/h devido ao trajeto da tempestade):

Ventos fortes e até 30% mais fortes no topo das montanhas e nas encostas viradas ao vento, do que à superfície, com rajadas até 130 km/h no grupo oriental e até 170 km/h no grupo central;
 
  • Gosto
Reactions: criz0r
@Orion olha que se a moda pega..

Acho que sai mais barato esperares por uma ciclogénese explosiva no inverno. A intensidade dos ventos (rajadas nos 140/150 km/h) e a ondulação geralmente não difere muito dos furacões cat. 1 muito enfraquecidos ou já em transição que chegam às ilhas.

Verdade, não que eu desespere por algo desse género, até pelo impacto negativo que terá sempre no nosso País nada habituado a estas andanças, mas a esperar por isso só quando o rei fizer anos :rolleyes:.

De vez em quando, lá temos um Gordon ou um Alex a visitar o Arquipélago mas são puras "brincadeiras" ao pé deste Irma.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
tempresult_fpk4.gif


Não obstante a saída operacional mostrar uma TT em transição ainda é muito cedo para assumir como certa a passagem de um ciclone tropical. O ensemble (ponto aleatório nas redondezas do GC) está muito dividido:

graphe_ens4_jvg7.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.