Até aqui nevava...
"As notícias são boas, os modelos mantêm muita precipitação para a próxima semana, os acumulados nas regiões do interior e sul poderão ser os maiores dos últimos 20 meses, ou seja quase 2 anos, no espaço temporal de 1 semana."
Cá esperemos então pela tão desejada chuva, agora uma coisa é certa se a chuva for torrencial, em pouco vai ajudar o níveis freáticos, pois apenas serve para lavar os ribeiros e rios durantes umas horas, mas estes mesmo se aguentarem com um caudal típico de inverno é preciso chover de forma moderada, mas no fim de "contas", ainda bem que o ser humano não tem capacidade para mandar na meteorologia, porque aí sim, seria um descalabro, nunca estava ao gosto de toda a gente.
Até aqui nevava...
16 inch são 40 cm de neve. Alguém de Trás-os-Montes se recorda de alguma vez ter presenciado uma altura de neve de 40cm nas zonas mais baixas da região?
104mm previstos para Arronches pelo GFS nesta ultima saída até dia 3.
O ECM prevê uma mancha de 175/200mm nesta zona também até esse dia.
É bom sonhar
Entretanto, o GEM retirou a chuva toda.
Eu também só acredito quando vir! Apenas referi os acumulados interessantes que estavam e continuam a ser previstos mas até lá, muita coisa ainda deve mudar. De qualquer das maneiras, há muito tempo que não via os modelos a preverem tanta chuva como agora, vamos ver se após 1 ano e tal, é desta que temos um mês chuvoso. (no caso da minha zona)Sinceramente, duvido em 90% que chova mais na próxima semana, do que choveu entre 10 a 14 de Fevereiro do ano passado, onde caíram 125 mm, por aqui.
O ECM tem um ensemble (25) com cerca de 5 mm para aqui, mas o melhor dá 120 mm. Ainda falta uma eternidade, melhor não criar muitas expectativas, mas 5 mm estão garantidos com o pior ensemble do ECM.
Tens mais sorte que eu, o pior dá cerca de 10 mm, o melhor 250 mm.
Mas não sonhes muito alto, que a queda pode ser grande, só quando ela cair é que digo desta vez, não fugiu.
Quase 2 anos também me parece exagerado, mesmo o Maio do ano passado foi normal até ligeiramente acima da média, mas isso foi por aqui, Arronches é muito mais seco que aqui.Eu também só acredito quando vir! Apenas referi os acumulados interessantes que estavam e continuam a ser previstos mas até lá, muita coisa ainda deve mudar. De qualquer das maneiras, há muito tempo que não via os modelos a preverem tanta chuva como agora, vamos ver se após 1 ano e tal, é desta que temos um mês chuvoso. (no caso da minha zona)
Eu também só acredito quando vir! Apenas referi os acumulados interessantes que estavam e continuam a ser previstos mas até lá, muita coisa ainda deve mudar. De qualquer das maneiras, há muito tempo que não via os modelos a preverem tanta chuva como agora, vamos ver se após 1 ano e tal, é desta que temos um mês chuvoso. (no caso da minha zona)
Não tenho dados desse mês por aqui mas sim, penso que até ficou na média. Digo chuvoso, mas bem acima da média, o último mês assim foi Maio de 2016 em que a média por aqui é de 40/50mm e acumulou mais de 100mm nesse ano.Quase 2 anos também me parece exagerado, mesmo o Maio do ano passado foi normal até ligeiramente acima da média, mas isso foi por aqui, Arronches é muito mais seco que aqui.
Março será chuvoso.Não tenho dados desse mês por aqui mas sim, penso que até ficou na média. Digo chuvoso, mas bem acima da média, o último mês assim foi Maio de 2016 em que a média por aqui é de 40/50mm e acumulou mais de 100mm nesse ano.
Neste momento, aquilo que mais importa é que chova!!