Seguimento Meteorológico Livre 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Alguem que meta ai o gif do nicolas Cage sff

Enviado do meu Huawei mate 10 pro através do Tapatalk
Não é preciso...basta isto!

1994b046fa2924cfdee54e67a4b8644c.jpg


Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
Boa saída do GFS a ir um pouco de encontro ao ensemble médio como até era expectável :):
gfs-1-150_iux0.png

150-779SP_snj8.GIF


Com um freezing level destes, associado ao muito frio em altura, daria para cotas bastante baixas, há no entanto um problema, temos uma atmosfera muito húmida tanto nos níveis baixos com nos níveis altos, e isso tem a ver com o contexto frontal que antecede esta entrada relâmpago do frio. Deste modo receio que as cotas sejam um pouco inflacionadas, em particular em algumas regiões do interior e também no Litoral. Aqueles 60% de HR no litoral seriam bem promissores, dariam para baixar a cota no entanto acho suspeito aquele valor:intrigante::

150-526SP_xox1.GIF

150-600SP_xyc8.GIF

B7f5mGG.png


Agora vamos é ter que aguardar, porque embora a saída vá de acordo ao ensemble, ainda não há grande concordância entre os vários modelos, e já não estamos a uma distância tão grande quanto isso, no entanto, a situação é bastante complexa, acho que vamos ter uns próximos dias de fortes emoções com reposição e retirada do evento:hmm:.
 
Última edição:
De facto valente rega prevista pelo GFS, mais de 200 mm no Minho, em zonas onde ocorreram os grandes fogos do Verão e Outono passados, esta chuva toda poderá eventualmente ser problemática, uma vez que o solo está mais desprotegido, sem a "capa" de vegetação:

240-777_SP.gif
O único incendio algo problematico no minho foi em monção, em ambiente quase urbano.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Realmente, que Sra. Tempestade na saída GFS 18 ali a meio da semana!
Chuva e temporal seguido de depressão tipo "bomba" e seguido de nevão a cotas baixas a seguir.

Claro que ainda é reino da fantasia, tal a falta de consenso entre modelos. Mas que sem dúvida será uma semana agitada será.
E dificilmente não haverá muito para contar, seja temporal, seja neve, ou o que for, com os "ingredientes" que se vão pondo disponíveis com a presença de uma massa de ar brutalmente fria tão próxima de nós.

Na verdade já vimos saídas com o cenário da entrada fria em cheio mas algo seca.. Com a entrada demasiado a Norte e "apenas" temporal bem morno, e agora também esta possibilidade interessante, que é a de estando a massa gélida a roçar o norte da península, se dar a tal ciclogénese muito cavada, que com um trajecto directo ao W do continente, na sua parte traseira puxaria com toda a força a massa de ar frio inicialmente demasiado a Norte. Com um cenário desses, a frente associada seria mesmo vigorosa.
Vamos vendo como se compõe a coisa...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.