Este evento vai no 2º dia de grande falhanço nas previsões do IPMA para a minha região. Não é necessário gastarem tempo com explicações com mapas, desenhos, tabelas, onde devo ou não consultar, pois a informação que uma grande parte dos membros consulta, também eu consulto. Amigos Rozzo e outros membros, lá por uma pessoa não partilhar da mesma opinião com uma grande maioria, não significa que não consulta mapas, modelos, etc, e que não está informado. Mas pronto, é típico da maioria dos portugueses gostarem de comemorar sempre antes de um evento qualquer, seja ele futebol, um evento qualquer do estado do tempo, eleições, etc., festejar está em primeiro plano, quer se ganhe ou se perca! Mas cada um é livre de pensar o que quiser e ainda bem que assim é! Por isso mesmo, ninguém é obrigado a partilhar de uma opinião de uma maioria mesmo que esteja fundamentada ou não. Até porque aqui nada está fundamentado, isto são previsões de tempo e os modelos revelam tendências, tipo, as horas a que chove, quantidades, velocidades do vento, etc., mas isto nada é garantido e tem grandes margens de erros, como sabemos. Olhando para este evento, está tudo expectante com a frente que vai atravessar o continente a partir da noite, porque os modelos apontam que vai chover a tantas horas, porque o IPMA já emitiu um alerta de uma cor qualquer, porque todos os jornais estão a falar da chuva que aí vem, porque a TV fala constantemente disso, etc, etc. Todos estes meios, meus caros, são alarmistas. Falar da realidade, pouco importa! Daí que quando um evento se aproxima, a maioria comemora, quando um evento corre mal e há um que se lamenta os outros caiem em cima dele por causa das suas lamechas. Há aqui uma certa falta de realismo das coisas, prefere-se viver de ilusionismo, o que é mau! Se estou a dizer que as previsões na minha zona falharam ontem e hoje, isto é puro fundamento, caiu 1 mm ontem à tarde e hoje tem estado um dia com sol e algumas nuvens (PURA REALIDADE), onde as previsões apontavam para aguaceiros por vezes intensos para as regiões do Sul. Falhanço total a 100%.
Com isto não quero culpabilizar o IPMA, modelos de previsão, etc, eles tentam fazer o melhor trabalho e prestar as melhores previsões, mas previsões já se sabe o que são.
Vejo as cartas sim, as horas onde está prevista a chuva, mas vejo que não são garantias, são tendências e fico por aqui, bom evento a todos e que vença a maioria, pois o País precisa de sair desta grande seca.