Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Ontem escreveu:

olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....

Hoje escreveu:

mas ontem quando eu disse que nao estava a chover nada de jeito no Alentejo nem se perspectivava nada de significativo cairam-me todos em cima...

Por acaso eu fui um dos que contestei o que tinha escrito porque o que disse não era verdade (basta consultar os dados do IPMA); aliás se ler o que escreveu hoje já não tem o mesmo significado do que escreveu ontem.

Dizer nas noticias para não se ir para a beira do mar por causa da forte ondulação e depois fazer uma reportagem em cima do mar e a levar com ondas... Obrigado Sic.
Como o nível de jornalismo caiu tanto em Portugal nos ultimos anos e com as redes sociais. E a tendência é para cada vez mais nos afundarmos neste esgoto...

Epsgrama para um ponto do nordeste ibérico. As zonas médias e altas das montanhas serão enterradas em neve :eek:

7X8Ibc.gif

Este padrão não entendo muito bem mas parece interessante. Se alguém souber explicar aprendia mais... :D

O número de onda tem a ver literalmente com o número de ondas atmosféricas de Rossby.
Por outras palavras, o número de ondulações do geopotencial em altitude nas latitudes médias, ou ainda por outras palavras... Ondas na frente polar à volta do hemisfério, ou seja aquelas zonas onde está a haver mais dinâmica e mais movimentos norte-sul (e vice-versa) das massas de ar.
Se reparares, nesse mapa do geopotencial vês exatamente 6 oscilações entre geopotencial positivo (dorsal) e negativo (vale).

Com padrão mais zonal costuma ser baixo, tipo 2/3 penso eu...

Com este padrão agitado e com bloqueios toda a frente polar está muito mais perturbada e vemos muitos mais zona de acção, daí esse número elevado. Basicamente, para resumir, a sinóptica das latitudes médias no Hem. Norte está agitadíssima.
Nada que não soubéssemos mesmo sem coisas muito teóricas! :D

A partir de dia 10 volta o Anticilcone :(

• Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.