Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Até ao momento temos já uma parte substancial do território com Capacidade de Campo, e já não existe Ponto de Emurchecimento Permanente, o que é excelente.
A zona de Beja é a que ainda tem valores algo inferiores a 50% mas as perspectivas são boas.
Penso que o Índice SPI já reflecte de maneira evidente um desagravamento ou até mesmo a inexistência de seca em toda a região norte e centro litoral e redução significativa no resto do território.
De salientar que á medida que mais território atinge a Capacidade de Campo, deixa de haver retenção de água, o que é essencial para alimentar as barragens e repor cursos de água.
Excelente final de fevereiro e início de março para o nosso país :thumbsup:

Avisos do IPMA, por chuva, vento, e agitação marítima:

Capturar.jpg

Regressado agora de Évora é impressionante a mudança verificada desde a minha ultima ida no final de Janeiro.
Agora está tudo verde, campos alagados, a vida regressou, os animais voltaram aos pastos. É incrível a resposta da natureza quando se criam as condições necessárias.
A água é vida, todos dependemos dela !
A natureza nada fez por acaso, ela retira, mas retribui com carinho e ternura ( para os homens, animais , árvores, plantas, etc ) .....
.........
Já agora feliz dia da mulher a todas as mulheres do fórum meteo e do mundo !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Escreve-se... Chovido

Muito obrigado @Kraliv É bom termos quem nos corrige, ao estilo Edite Estrela.

Mas cuidado que, quando se corrige, arriscamos a ser corrigidos: É Fórum, não forum. A não ser que sejas romano e fales latim ;)

Somos humanos, erramos. Mas, para os pontapés no Português que normalmente lemos no fórum, creio que arranjas-te só "lenha para te queimares"...

'arranjaste'

'Olha que agora é que arranjaste um 31'.

'Estamos outra vez atrasados porque tu arranjas-te sempre à última da hora'.

E podem corrigir-me à vontade se meter a pata na poça. Se não me tivessem corrigido insistentemente desde os 5 ou 6 anos, seria praticamente analfabeta.

Última edição:
Chove 2 semanas e já passamos de Marrocos a Reino Unido...mas que promoção :lmao:

Afinal, também chove no deserto e eu a pensar que nunca mais choveria por aqui, todos os dias isto ia ficar um deserto e lá foi o desejo do deserto por água abaixo. :lmao:

Mau tempo: Ondas excecionalmente fortes vão atingir costa de Portugal
9 mar 2018 12:25

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para o agravamento do estado do mar nos próximos dias, com a previsão de uma ondulação "excecionalmente" forte na noite de sábado e manhã de domingo.

Em conferência de imprensa, o tenente Quaresma dos Santos, do Instituto Hidrográfico, avançou que este tipo de ondulação é "excecional" e só ocorre "duas ou três vezes por ano", o que leva a que algumas barras que tradicionalmente não são fechadas venham a encerrar.

O tenente Quaresma dos Santos adiantou que o pico da agitação marítima vai ocorrer na noite de sábado e madrugada de domingo, atingindo toda a costa Oeste, sendo o Algarve a região menos afetada.

O mesmo responsável disse que as ondas vão alcançar, durante esse período, 10 metros de altura, podendo chegar aos 15 metros.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...nalmente-fortes-vao-atingir-costa-de-portugal

• Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego
A frente está quase a acabar de passar por aqui e olhando para o satélite deve demorar até voltar a chover, além de parecer que a instabilidade vai para o Norte apenas :(:(

Estado
Fechado para novas mensagens.