Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Mais chuva a caminho para todo o país ( logo noite 21/22 h )

ba05f318586ca0b0ae80188a44aa7ebf.jpg

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

E chove.....chove..... mas que grande Março
Alguém sabe qual o Março mais chuvoso de sempre em Lisboa e qual o valor ? Obrigado.

Março de 2013 possivelmente, 239,6 mm em Lisboa.

A falar nele, parece que estamos a ter uma repetição de Março de 2013, os modelos só vêem estabilização do AA só lá para o final do mês. Nesse ano ocorrereu o mesmo, NAO extremamente negativa. Um fenómeno que até o IPMA salientou no relatório, é que a partir de 2000 tem ocorrido mais episódios de NAO muito negativa, tendo havido um período entre 1980 e 2000 com NAO muito estável ou positiva. Os dois anos com NAO mais negativa desde 1960 foram após 2000. Este ano é mais um e se calhar é outro recorde.

Março águas mil? O cenário deste século parece prever um final de Inverno mais chuvoso (se formos meteorologicamente corretos, a Primavera já começou), agora se tem ou não a ver com as alterações climáticas, cada um que faça a sua pesquisa e chegue à sua conclusão.

Se Abril for a caixa de surpresas do ano passado (Abril mais seco desde 1931), por favor cancelem :lol:
Que mês horrível! Foi mesmo o mês de Abril mais seco de sempre, mesmo em anos de seca, Abril sempre teve chuva e trovoadas. Não fosse o último dia e tinha acabado com 0mm. :wacko: Espero que tenha sido uma excepção.

Que mês horrível! Foi mesmo o mês de Abril mais seco de sempre, mesmo em anos de seca, Abril sempre teve chuva e trovoadas. Não fosse o último dia e tinha acabado com 0mm. :wacko: Espero que tenha sido uma excepção.
Acredito que foi mesmo uma excepção... Abril não costuma ser seco, acredito que este ano será o oposto do ano passado.

Alguem que percebe melhor do que eu que me ajude a esclarecer...

Pelo que me parece nos modelos são 2 depressões a juntar-se numa só, certo? Isto é como quando 2 furacões se unem num só? (talvez esteja a dar um exemplo exagerado) Como é fenómeno se chama?

E esta depressão bastate cavada surgem uma Ciclogénese explosiva, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra? Ou também ajuda à "festa"?

Estofex esta a prever pelo que entendi a partir da meia noite de sábado na zona norte de Portugal e Espanha (galiza) a entrada da frente fria o que vai gerar trovoada e possibilidade de tornados...

Fonte https://www.estofex.org/cgi-bin/pol...e=2018031006_201803081522_1_stormforecast.xml

While flooding is the main risk, any supercell that forms may produce a tornado in this environment of low cloud bases and strong low-level shear.
After 00 UTC, the cold front will enter Portugal and Galicia from the west. A convective line may form and may produce severe wind gusts (in conjunction with tight pressure gradients).

Muito grato pelos esclerecimentos!

Alguem que percebe melhor do que eu que me ajude a esclarecer...

Pelo que me parece nos modelos são 2 depressões a juntar-se numa só, certo? Isto é como quando 2 furacões se unem num só? (talvez esteja a dar um exemplo exagerado) Como é fenómeno se chama?

E esta depressão bastate cavada surgem uma Ciclogénese explosiva, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra? Ou também ajuda à "festa"?

Estofex esta a prever pelo que entendi a partir da meia noite de sábado na zona norte de Portugal e Espanha (galiza) a entrada da frente fria o que vai gerar trovoada e possibilidade de tornados...

Fonte https://www.estofex.org/cgi-bin/pol...e=2018031006_201803081522_1_stormforecast.xml

While flooding is the main risk, any supercell that forms may produce a tornado in this environment of low cloud bases and strong low-level shear.
After 00 UTC, the cold front will enter Portugal and Galicia from the west. A convective line may form and may produce severe wind gusts (in conjunction with tight pressure gradients).

Muito grato pelos esclerecimentos!

Não me parece que estejam a juntar 2 depressões, antes pelo contrário, é uma que se subdivide em 2 núcleos:

i-qvMk88S-M.png

O que tem provocado os actuais temporais são as frentes e os vales em altitude que têm passado:

i-qXsxWHX-M.gif

Não há nenhuma analogia com junções de furacões / ciclones (nem sequer sei de nenhuma que tenha ocorrido), a gravidade tem mais a ver com factores com a pressão em altitudes superiores, onde há um núcleo cavado:

i-qZHQKDh-M.gif

Fala-se de Ciclogénese explosiva quando há uma grande descida de pressão no centro em muito curto espaço de tempo (do estilo 30mb em 12 horas).

Estado
Fechado para novas mensagens.