Seguimento Meteorológico Livre 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Calma amigos,
Este mês ainda não vai a meio .
Até dia 20 teremos chuva todos os dias um pouco..
Depois do dia 20 poderá vir ainda mais alguma .
E lembrem - se estas duas semanas já vieram ajudar a seca que temos .
Pior estávamos se não tivéssemos estes dias de chuva !
Abril poderá vir ainda mais ....
A natureza dá, não castiga sempre ...
Ela sabe o que faz nos momentos certos !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
A natureza dá mais do que castiga! :thumbsup:
 
oltvAgU.png


Dados de 2001? Só encontrei isto -> http://snirh.apambiente.pt/snirh/_d...iodo=2000/2017&mes=03&ano=2000&tp_mapa=mensal
 
Muita chuva na Quarta-feira. Muita neve na Serra da Estrela.


Actualizado em 11-03-2018

O Inverno continua a debitar chuva e neve até ao fim. Esta semana os destaques são para a chuva intensa na Quarta-feira e para os aguaceiros com tempo frio na segunda metade da semana. A Serra da Estrela vai ficar carregada de neve como já não acontecia há alguns anos.

A conversa da seca pode vir a ser substituída pela das inundações. Pode haver um ou outro rio que saia do leito depois da chuva de Quarta-feira, mas nada de grave, tudo dentro do normal para quando chove muito.

O vento vai ser moderado de Sudoeste e pode soprar forte na Quarta-feira.

Os pormenores de cada dia ficam a seguir:

Segunda-feira – Na madrugada ainda há chuva fraca no Norte e Centro com algum vento. Continua a nevar acima dos 1200 m. Durante o dia acalma o vento e a precipitação é pouca ou nenhuma. A partir do fim da tarde vai chover a Sul no Tejo. Mais uma rega para o Alentejo se deixar de queixar da falta de água. O vento é moderado a forte de Oeste na madrugada e fraco a moderado de Sudoeste durante o dia.

Terça-feira –É um dia tranquilo com sol a espreitar por entre as nuvens. Na madrugada ainda pode ocorrer chuvisco mas durante o dia a precipitação é pouca ou nenhuma. Vento fraco de Sul a tornar-se moderado à noite.

Quarta-feira – Tem todos os ingredientes de um dia de Inverno puro. Muita chuva e muitos aguaceiros tanto no Norte como no Sul. Muito vento de Sul e Sudoeste. Algum frio que ajuda a que a precipitação seja em forma de neve na Serra da Estrela fazendo um nevão monumental. Os rios podem transbordar a partir da tarde. Nas zonas sensíveis a inundações devem estar atentos.

Quinta-feira – descem as temperaturas e é um dia típico de aguaceiros de pós-frontal. Chuva e aguaceiros moderados, neve acima dos 1200 metros. Vento moderado de Sudoeste e Oeste.

Sexta-feira – continuam a descer as temperaturas. Aguaceiros que podem ser de neve acima dos 1000 a 1200 metros. Vento moderado de Oeste.

Ainda é cedo para as previsões do fim de semana serem fiáveis. Para já apontam para alguns aguaceiros.

Acabam as queixas da seca e começam as queixas da chuva. É assim, há sempre motivos de queixas do tempo. Os amantes da neve é que não têm razões de queixa, vão ficar com muita neve para a Primavera na Serra da Estrela.

Fonte : https://vitorbaiameteo.pt/previsao-geral/
 
Informação Especial - Depressão GISELE

Devido à passagem da depressão Gisele a norte do arquipélago, prevê-se para os Grupos Ocidental e Central dos Açores vento forte com rajadas até 110 km/h e ondas com altura significativa de 7 a 8 metros. Para o Grupo Oriental, prevê-se vento forte com rajadas até 100 km/h e ondas com altura significativa de 6 a 7 metros. Em todas as ilhas deverão aínda ocorrer períodos de chuva.

A influência da depressão Gisele verificar-se-á especialmente nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.


Para mais detalhes para a navegação marítima consultar:
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
 
O MÊS DE FEVEREIRO DE 2018 EM PORTUGAL CONTINENTAL FOI MUITO FRIO E SECO.

2018-03-09 (IPMA)

O valor médio da temperatura média do ar em fevereiro, 8.56 °C, foi inferior ao normal em -1.42 °C, sendo o 3º valor mais baixo desde 2000. Valores da temperatura média inferiores aos deste mês ocorreram em cerca de 20% dos anos, desde 1931.

O valor médio da temperatura mínima do ar, 3.15 °C, foi inferior ao normal em -2.42 °C, sendo o 9º valor mais baixo desde 1931 e o 3º mais baixo desde 2000. O valor médio da temperatura máxima do ar,13.96°C, foi inferior ao normal em -0.42 °C.

Durante o mês os valores de temperatura média do ar apresentaram valores muito inferiores ao normal na 1ª quinzena do mês, em particular entre os dias 2 e 9 de fevereiro. Neste período é de realçar os valores diários de temperatura mínima também muito inferiores ao normal, sendo nos dias 6 a 8 inferiores a 0°C. Também no dia 24 de fevereiro o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior a 0 °C. Foram ultrapassados os maiores valores da temperatura mínima para o mês de fevereiro nas estações de Covilhã, Aldeia do Souto, Zambujeira e Amareleja.

Em fevereiro o valor médio da quantidade de precipitação, 65.6 mm, foi cerca de 65 % do normal, classificando-se este mês como seco. Nos últimos 30 anos, apenas em 8 anos o valor médio da quantidade de precipitação em fevereiro foi superior ao valor normal (1971-2000).

De referir que foi o 11º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal.

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, no final do mês de fevereiro mantinha-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território, verificando-se apenas em relação a 15 de fevereiro uma diminuição da área em seca extrema.

No final deste mês cerca de 84% do território estava em seca severa e extrema (83% em seca severa e 1% em seca extrema).

http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...noticias/textos/rel-clima-fevereiro-2018.html
 
Bateram-se records absolutos de temperatura mínima para o mês de Fevereiro em algumas estações de Portugal. Suponho que também posso usar a teoria coqueluche do momento e dizer que isto é fruto das alterações climáticas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Bateram-se records absolutos de temperatura mínima para o mês de Fevereiro em algumas estações de Portugal. Suponho que também posso usar a teoria coqueluche do momento e dizer que isto é fruto das alterações climáticas.
Já se sabia que para postares isso tinha de vir as famosas teorias anti científicas... Podia falar sobre aquecimento global versus frio numa determinada regiao geográfica. Mas ambos sabíamos que seria perder tempo.
 
Bateram-se records absolutos de temperatura mínima para o mês de Fevereiro em algumas estações de Portugal. Suponho que também posso usar a teoria coqueluche do momento e dizer que isto é fruto das alterações climáticas.

Virás no Verão enfatizar qualquer recorde de calor em PT continental? Duvido.

De certeza que percebes o que é aquecimento 'global' e, especialmente, 'médias' (entre outros termos)? Tenho sinceras dúvidas.

Vê lá o relatório de Fevereiro elaborado pelos 'céticos' -> https://www.nsstc.uah.edu/climate/ ou https://www.nsstc.uah.edu/climate/2018/feb2018/FEB2018GTR.pdfhttps://www.nsstc.uah.edu/climate/

Maravilha de frio :D
 
Última edição:
E quem sabe se no Verão vai haver records de calor ou não? Agora vamos subir de patamar e passamos a discussão para a ficção científica? E quem falou de "aquecimento global"? Eu falei de alterações climáticas para explicar valores record de temperaturas mínimas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
E quem sabe se no Verão vai haver records de calor ou não? Agora vamos subir de patamar e passamos a discussão para a ficção científica? E quem falou de "aquecimento global"? Eu falei de alterações climáticas para explicar valores record de temperaturas mínimas.
Sabendo que valores record de temperaturas não são explicados por alterações climáticas como é óbvio! Toda a gente percebeu bem onde querias chegar porque já o disseste várias vezes...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.