Sim, isto saiu um bocado mal
Por exemplo, numa situação de uma superfície frontal em que temos aquela nebulosidade baixa que se desloca tão rápido que mais parece que está a fazer corridas... Mas em mais situações também gostava de saber, por exemplo em convecção causada por cut-offs, etc etc.
Basicamente estás a dizer para eu consultar a carta de ventos em altitude adequada para cada situação que eu pretenda saber? Neste exemplo, para eu saber a velocidade de deslocação da nebulosidade baixa (a branco), média (a amarelo) e alta (a vermelho), teria que consultar 3 tipos de cartas diferentes de vento em diferentes altitudes?
No primeiro caso que referiste, estás a falares de nuvens individuais, sim, basta veres o vento ao nível onde elas estão, não são mais que massas de ar saturado em movimento, à velocidade do vento.
Isto aplica-se a qualquer nuvem "individual".
Não confundir com a deslocação de uma sistema de nuvens, como uma frente, ou um sistema convectivo, que esse sim tem outra velocidade.
Dentro de um sistema desses, as nuvens "lá dentro" andam à velocidade do vento (falando mal e depressa) e o sistema como um todo comporta-se de outra maneira, "guiado por outras forças" como convergência, divergência, etc.. Podes até ter um sistema convectivo a deslocar-se numa direcção, apesar de cada nuvem/célula individual estar a deslocar-se exatamente na direcção oposta, havendo outras dinâmicas, e geração/dissipação das nuvens "individuais" (mesociclones, frentes, etc.). Procura online o conceito de
velocidade de grupo VS
velocidade de fase.
No exemplo específico que mostraste, sim, mais uma vez se estiveres a falar em olhar para uma nuvem e ver a que velocidade ela está passar, sim é veres o vento ao nível onde ela está, e tens naturalmente a sua velocidade de deslocamento, ou seja a tal
velocidade de fase.
Mas também nesse exemplo, vendo a "big picture", tens o sistema constituído por todas elas, cada umas em seu nível a movimentar-se na sua direcção e velocidade, mas no seu todo, a frente, comporta-se como um grupo de diferentes nuvens, tendo assim o tal conceito de
velocidade de grupo.
Eu penso que te referias ao caso mais simples, de ver a que velocidade vai uma nuvem, e isso é simples.
No caso do 2º, há algumas variáveis mais complexas, usadas por exemplo para previsão de tempo severo, que dão alguma informação sobre essa velocidade dos sistemas, clusters de trovoadas, etc., em sites como Lightning Wizard. Mas penso que não será isto o intuito da tua pergunta inicial.