Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Qualquer coisa como:

IPMA - AVISO DE PÂNICO

Alerta-se para a patetice da malta que acha que está muito frio e chuva, e que o tempo de praia já devia ter chegado e nunca mais vai chegar!
O DRAMA !!! O HORROR!!!

:maluco:
Até é estranho acharem que isto é anormal quando em 2016, Abril e Maio foram extremamente chuvosos. Aqui na minha zona, por exemplo, ambos tiveram um acumulado total superior a 100mm e foram bastante frescos. Tal como já disse, há certamente gente aqui a queixar-se mas mais velha que eu e que já presenciou anos assim ou até piores porque já me falaram num ano em que até ao final de junho, a chuva sempre marcou presença e não foi assim em forma de restos como tem estado a ser.
Pelo menos, as pessoas mais velhas sempre me disseram que até ao S. João é normal ser assim em grande parte dos anos e realmente já presenciei isso muitas vezes. A minha terra comemora o S. João e já houve anos em que estava exatamente este tempo, ou até com trovoadas e nunca deixou de haver verão por isso.
Para mim, anormal foi aquilo que se passou no ano passado.

Fazemos anos no mesmo dia, há 4 anos por exemplo o meu aniversário foi passado com chuva e trovoada.

Exacto! Eu distraí-me porque tinha gente em casa. Como estava um pouco abafado tinha tudo aberto para as varandas e quando dei por ela estava tudo molhado dentro de casa!
E lembro-me de um ano em que julgo ainda andava na primária (terá sido entre 86 e 89, pelas minhas contas) em que não só choveu imenso como estava frio. Frio do género de os adultos presentes na festa estarem de casaco.

As primaveras (março, abril e maio) mais chuvosas das últimas duas décadas foram as de 2001, 2000, 2016 e 2013.
Desde que o IPMA tem registos: 1936, 1956 e 1946.
Aqui em Bragança esta Primavera ficou com um valor de precipitação próximo ao de 2001. Aguardo o relatório da Primavera para se conhecer a real dimensão dos quantitativos de precipitação deste ano.

por mim não mexia mais, era temperaturas destas ou um pouco mais mas não muito no pico do verão.
e a respeito do seu nublado, a mim ao contrário de muita gente não causa aborrecimento ou melancolia, gosto bastante e é muito agradável.

• Gosto
Reactions: joselamego
A temperatura abaixo do normal nesta altura referir-me neste caso ao Baixo Alentejo. Estamos com menos 7 a 10 graus relativamente à temperatura máxima para a região. É a realidade, e quem comprova isso são as culturas e a vegetação da região que está com o ciclo bastante atrasado e algumas até com doenças e pragas devido a esta humidade e tempo frio. Está aqui em causa a produção de frutas e outras culturas como cereais. O trigo por exemplo enche melhor o grão com o tempo mais quente e seco e este ano o grão está falido devido ao frio. Outro aspecto desta atipicidade do tempo tem a ver com as pragas de insectos que atacam o gado, sobretudo vacas, ovelhas e cabras, como a mosca do gado, carraças, etc. Isto meus senhores sabem qual é a implicação deste tempo?! É irmos consumir as frutas, carnes, cereais, etc. mais envenenados, sim porque na agricultura e pecuária aumentam as aplicações de pesticidas para as culturas resistirem ao frio, fungos e outras pragas que surgem com o tempo húmido.

Nem é só a seca ou a muita chuva que prejudica a agricultura são mais factores, como a insolação, os ventos, a humidade do ar, e temperatura.

É claro que estamos só a 3 de Junho mas as previsões para a próxima semana apontam para a continuação de tempo húmido e temperatura abaixo do normal, são muitos dias seguidos com este tempo assim, este é o maior problema.

A temperatura abaixo do normal nesta altura referir-me neste caso ao Baixo Alentejo. Estamos com menos 7 a 10 graus relativamente à temperatura máxima para a região. É a realidade, e quem comprova isso são as culturas e a vegetação da região que está com o ciclo bastante atrasado e algumas até com doenças e pragas devido a esta humidade e tempo frio. Está aqui em causa a produção de frutas e outras culturas como cereais. O trigo por exemplo enche melhor o grão com o tempo mais quente e seco e este ano o grão está falido devido ao frio. Outro aspecto desta atipicidade do tempo tem a ver com as pragas de insectos que atacam o gado, sobretudo vacas, ovelhas e cabras, como a mosca do gado, carraças, etc. Isto meus senhores sabem qual é a implicação deste tempo?! É irmos consumir as frutas, carnes, cereais, etc. mais envenenados, sim porque na agricultura e pecuária aumentam as aplicações de pesticidas para as culturas resistirem ao frio, fungos e outras pragas que surgem com o tempo húmido.

Nem é só a seca ou a muita chuva que prejudica a agricultura são mais factores, como a insolação, os ventos, a humidade do ar, e temperatura.

É claro que estamos só a 3 de Junho mas as previsões para a próxima semana apontam para a continuação de tempo húmido e temperatura abaixo do normal, são muitos dias seguidos com este tempo assim, este é o maior problema.
Sim é verdade, aqui a minha fruta está a ir toda embora... demasiada humidade e pouco calor. E eu nunca vi um ataque de pulgões como este ano aos citrinos e macieiras!

Exatamente , é disso que falo , eu nao falo em termos de preferências, se prefiro o frio ou calor , apesar que pessoalmente prefiro o calor , mas em termos de temperatura para epoca as temperaturas estão abaixo do normal e tem estado dias muito humidos e o tempo um pouco frio , há frutas que precisam de calor , acho que devemos ter tudo de um pouco, frio e calor , mas tivemos um mês de março e abril muito chuvoso depois da seca , e agora em vésperas de verão está um tempo humido e as previsões indicam que pelo menos até ao dia 16 continuem assim .

Este é que é o maior problema. O pessoal pensa que calor é mau e tal mas não é bem assim.

• Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.