Ano de Gordon mas é bem possível que hajam 2 sem 3.
Até agora...
Vi algures no Twitter uma simulação para 2018 em que o Gordon passava por cá outra vez.
Ano de Gordon mas é bem possível que hajam 2 sem 3.
“Não são novidade as secas no período do verão, mas ter uma seca depois de dois meses em que praticamente não choveu é muito dramático”, referiu João Ponte, que adiantou haver uma duplicação do valor do apoio em termos comparativos com anos anteriores.
João Ponte declarou que, no setor dos produtos hortícolas, “existe já um conjunto de produções que estão afetadas”, enquanto no caso do milho há produções que “já se perderam na totalidade”. Jorge Rita, líder da Federação Agrícola dos Açores, referiu que as ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa são as mais afetadas pela seca, considerando que “apesar de não se poder substituir o que falta, pode-se minimizar o seu impacto, neste momento e para o futuro”.
Só na ilha Terceira, os agricultores estimam uma quebra entre 30% e 40% na produção de leite, na sequência da seca dos últimos três meses, que afetou a produção de milho. “Nos primeiros cinco meses [de 2018], até tivemos uma produção superior ao ano passado. No mês de junho tem caído abruptamente e vamos notar ainda mais nos próximos meses. E vai haver rutura de stocks, porque se calhar 30% a 40% da produção do leite é capaz de cair”, adiantou o presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), Anselmo Pires.
Aquilo que estava previsto há uns dias atrás para a próxima semana, era a consequência disso. Entretanto, parece que é logo empurrado para sul sendo que vamos ter apenas uns dias com temperaturas a rondar os 35ºC. Compreendo que este tempo também já chateie mas aquilo que estava previsto também era um enorme exagero, mas mesmo assim, houve quem ficasse contente com tais previsões, enfim. Ainda bem que desapareceu.Temperaturas escaldantes pelo Norte de África nos últimos dias, especialmente na Argélia e na Tunísia, por volta dos 50ºC.
Ouargla (Algeria) max. 51.3 New national record high for Algeria
http://www.mherrera.org/temp.htm
Só resta esperar que todo o grande calor acumulado não acabe algures por aqui, como, por vezes, acontece...
Aquilo que estava previsto há uns dias atrás para a próxima semana, era a consequência disso. Entretanto, parece que é logo empurrado para sul sendo que vamos ter apenas uns dias com temperaturas a rondar os 35ºC. Compreendo que este tempo também já chateie mas aquilo que estava previsto também era um enorme exagero, mas mesmo assim, houve quem ficasse contente com tais previsões, enfim. Ainda bem que desapareceu.
Já agora, estive a ver por curiosidade, e a temperatura da água do mar vai estar melhor no litoral norte e centro do que a sul de Lisboa nos próximos dias. Não é muito comum.
já não espero alterações nenhumas este verão... só la para setembro quando já devia começar a chover e mais fresco é que depois deve vir o calor a serio, nessa altura ja nao tem interesse nenhum