Que imagens... Faz me lembrar o mágico inverno de 1997... Sim aqui em Portugal o cenário era bastante parecido ao que se vê nestas imagens... Jamais esquecerei.
Muitos de vocês não se recordam ou nem sequer eram nascidos, daí estás imagens vos parecem impossíveis em PT.
¿Queréis que siga poniendo aquí imágenes del temporal de nieve o las llevo al tópico de Seguimiento de Europa?
Tengo algunas más
Foi a 9 de Janeiro de 2009 Havia MUITO mais frio em altura na época, -6ºC aos 850hpa e -30ºC aos 500hpa sensivelmente, dando cota 0-100m.Bem, de acordo com as imagens de satélite, e corrigam me se estiver errado, este cenário assemelha se ao que aconteceu a 10 de janeiro de 2009, quando nevou na minha cidade. Porque é que desta vez, as temperaturas são mais altas, mesmo sendo esta massa que vem de este continental? Alguém me pode explicar é que este parecia um cenário favorável a neve em cotas baixas e não é?
Exato.., que saudadesFoi a 9 de Janeiro de 2009 Havia MUITO mais frio em altura na época, -6ºC aos 850hpa e -30ºC aos 500hpa sensivelmente, dando cota 0-100m.
Obrigado, excelente explicação. Ando há espera que o evento se repita desde então...Havia bastante mais frio nessa situação, apesar da configuração semelhante.
Se bem me lembro Lisboa até chegou a ter uma mínima negativa nesse evento, só para termos comparativos.
Neste caso o fluxo embora algo continental não é assim tão frio, não se trata de ar assim tão frio vindo do continente europeu, portanto falta esse "ingrediente" acima de tudo.
Além disso, dessa vez também a trajectória daquele pequeno núcleo depressionário dentro da massa de ar frio foi bem mais favorável, sobre o Minho.
Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
E de que maneira Queria tanto ver a minha terra coberta de branco de novo, lindo Ainda por cima era pequeno nesse ano, nem aproveitei o dia como devia...Exato.., que saudades
Por mim, põe aqui!