Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Se há coisa que o ano passado me ensinou foi a esperar...mesmo a maior das secas, em poucas semanas foi revertida para uma situação de normalidade em termos de chuva. Por isso ha que saber esperar, mas como nos foram prometendo, aqui e ali pela Internet, um Outubro com muita chuva, a expectativa aumentou e com ela e nossa impaciência. Agora estamos só a ter um Outubro como a ultima década nos habituou, uma continuação do Verão, que pode ser considerada quase a nova normalidade. :rolleyes::intrigante:

A APP da estação continua a insistir em instabilidade na quinta e no sábado, vamos ver se não desaparece tudo dois meses sem registar nada de chuva
2f149bb1216b09101ac896b9043d5d50.jpg

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

A Leslie voltou aos modelos GFS, e nesta saída (18z) entra pelo litoral centro com rajadas ate 140km/h, ondas de 8 metros e apenas alguma precipitação forte no norte, ou seja ar quente, pouca chuva ,ventos record ... façam as vossas contas!
Algo que me assusta é a storm surge! Sábado as marés já não serão vivas mas ainda um pouco altas.. a Leslie chegar na mare cheia, associar ondulação de sudoeste de 8 metros, e por consequência a surge, poderia ser potencialmente catastrófico e está a 156 h.
No NHC também já se nota a curva no fim da previsão a começar a querer vir para cá

Precipitação excessiva para Lisboa (>100mm)

A 130h de distância

fuezxR7.png

tempresult_khd8.gif

Estou a falar de dois modelos globais mais utilizados: ECM e GFS.

Vamos ver como fica nos próximos dias, estamos a falar de uma situação já para Sábado, a 6 dias. Possivelmente, amanhã o IPMA já terá a previsão descritiva de Sábado. :)

Se a grande carga de água vier para Lisboa no fim de semana, é certo que irá limpar as cinzas do recente incêndio em Cascais-Sintra. Poderá até mesmo alagar ou entupir os canais de escoamento, dada a quantidade de detritos queimados no incêndio.

A precipitação de sábado foi quase toda retirada da APP da estação, mas em contrapartida apareceu no domingo, com uma previsão de 35.9mm

Bem que é precisa, mas vir assim também à bruta vamos esperar pelos próximos dias.

163064428e7fa3d9498c24928ad2321f.jpg
b893930cb97272db392cc120e330a241.jpg

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Última edição:
Amanhã, em casa, vou surpreender tudo e todos, com o mais improvável Track da mirabolante tempestade Leslie :lol:

Infelizmente, a promessa teve de ficar por isso, pois o fim de semana foi atribulado em termos de saúde... Fiquei tão zonzo como quando olho para os diferentes modelos e as previsões por causa desta Leslie. :D

Bom dia

Bom, estamos a 5/6 dias a possível passagem da Leslie por Portugal Continental e os modelos andam todos a dar a sua sentença :amigos:
Só mesmo o ECM continua constante nas previsões entre ontem e hoje. Por sua vez, o GFS na última run "manda a Leslie dar outra volta ao Atlântico" :p Em menos de nada ainda vai ter à costa americana como um Major :huhlmao:

Boa tarde,

Normalmente o IPMA por esta altura já tem as previsões para sábado, mas a situação da Leslie poderá ser uma das razões pela qual não querem arriscar uma previsão por não haverem certezas.
Isto indica que mesmo num órgão oficial e com meios técnicos que nós não dispomos, reina a dúvida sobre o trajecto que irá tomar.

Estado
Fechado para novas mensagens.