Seguimento Meteorológico Livre 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Desde então, a linha de instabilidade tem-se deslocado para o Mediterrâneo, em direcção a Malta e à Sicília, mas continua impressionante, em termos de festival eléctrico!!!

i-2wGnzVn-X2.gif

Impressionante de facto! :trovao:

Bom dia..
De acordo com os modelos não parece haver qualquer alteração relevante nas previsões a médio prazo pelo que após este pequeno episódio de alguma instabilidade as temperaturas vão subir alguma coisa antes de descerem para o final do mês.
Em termos de precipitação esta será escassa e dispersa. Portanto o mês de Outubro salvo grandes alterações será quente e seco.

O modelo Harmonie/Arome da AEMET coloca um verdadeiro dilúvio a sul de Faro/Olhão para a noite/madrugada de amanhã. :unsure: Brincalhão. :D

Canais estrangeiros ja falam de mudança de padrão para tempo bem frio na Europa, será que chega cá qualquer coisa? Já desciam tb para valores mais normais...

Sim, existem modelos a prever tempo fresco e húmido para a fase final do mês de Outubro, a ver vamos no que dá.

Eu cá continuo com a minha tese de Novembro e Dezembro manterem este mesmo padrão de secura e tempo relativamente ameno para as épocas. A atmosfera no nosso país está demasiado estável e com Anticiclones a "bombar" o que dificulta e muito a mudança de padrão. A meu ver,e o mais certo, serão mais uns daqueles meses contínuos de seca prolongada e os modelos a longo prazo mostram essa tendência.
Cada vez mais temos de nos habituar que Portugal a Península Ibérica será uma extensão do Sahara.
Alterações climáticas bem notórias principalmente no nosso cantinho nota-se bem que o clima está a mudar muito rápido de ano para ano e é grave. A continuar assim nem se pode dizer que depois da seca vem chuvas seguidas, pois o predominante é a seca

Elvas, por exemplo, leva 65mm este mês até agora.

E se formos para o Norte, Centro e até Algarve, também vemos valores interessantes (de lembrar que davam tempo seco, uns dias antes e depois foi o que se viu)..
Por aqui, por exemplo, está tudo cheio de água e ainda ontem à noite, até se ouvia a caracolada a pastar nas plantas!
A continuar a chover bem, iamos ter solos alagados em pouco tempo, por isso acho até bom uns dias mais secos, para isto acalmar um bocado (de lembrar que a primavera e o início do verão, foram bem húmidos e mais frescos do que o normal)..

Eu cá continuo com a minha tese de Novembro e Dezembro manterem este mesmo padrão de secura e tempo relativamente ameno para as épocas. A atmosfera no nosso país está demasiado estável e com Anticiclones a "bombar" o que dificulta e muito a mudança de padrão. A meu ver,e o mais certo, serão mais uns daqueles meses contínuos de seca prolongada e os modelos a longo prazo mostram essa tendência.
Cada vez mais temos de nos habituar que Portugal a Península Ibérica será uma extensão do Sahara.
Alterações climáticas bem notórias principalmente no nosso cantinho nota-se bem que o clima está a mudar muito rápido de ano para ano e é grave. A continuar assim nem se pode dizer que depois da seca vem chuvas seguidas, pois o predominante é a seca

Eu duvido bastante desse padrão (que aliás nem tem sido propriamente generalizado e há muita instabilidade atmosférica que por vezes provoca chuva rapidamente).

Lembro-me de ter postado (neste forum) há uns tempos, um estudo científico sobre a evolução do clima na P. Ibérica nas últimas décadas e este indicou que os niveis de precipitação não mudaram muito o que aumentou ligeiramente foi as temperaturas e consequentemente os níveis de evapotranspiração.

A existirem outros estudos que indiquem o contrário ou não, gostaria de os ver.

Quanto à possibilidade da P. Ibérica se tornar uma extensão do Saara, duvido muito.

Última edição:
Incrível como está depressão andou a rodar um pouco por todo o lado nas imediações do nosso território, e não trouxe praticamente nada de chuva, pelo contrário tem e trazido calor.
Parece mesmo que temos um escudo sobre PT, já farta.
Desculpem o desabafo

Incrível como está depressão andou a rodar um pouco por todo o lado nas imediações do nosso território, e não trouxe praticamente nada de chuva, pelo contrário tem e trazido calor.
Desculpem o desabafo

Vê antes as coisas assim: já era tempo de fazer um bocado de sol e calor, até porque o «mau tempo» está para vir de novo.

Desculpem o desabafo
Aqui por exemplo, até rendeu bem! As estações da zona, mais propriamente de Portalegre e Elvas, rondam os 50/70mm, muito próximo da média. As ribeiras já correm bem e a erva vai nascendo em força nos campos. Não estava nada à espera destes valores porque antes da Leslie, as previsões indicavam só tempo seco mas felizmente isso lá mudou.
Nesta momento a posição da depressão já está desfavorável, só já arrasta calor e poeiras para a generalidade e nota-se bastante. A instabilidade que aparece hoje já é mais localizada e praticamente onde as células nascem ficam estacionárias...
Este tempo seco se não se prolongar por muito tempo, é bom!!

Estado
Fechado para novas mensagens.